A T-Systems, provedora alemã de soluções e serviços de TI, leva para o SAP Forum 2015 sua visão sobre como as empresas podem se beneficiar do uso conjunto dos conceitos de Big Data, M2M (Machine-to-Machine) e Internet das Coisas rodando sobre a plataforma SAP HANA. O tema da edição deste ano do Forum é “Simplifique Tudo. Faça Mais”.
“Este ano vamos mostrar o quanto as empresas podem extrair o valor de dados que sempre estiveram ali, transformando-os em inteligência e criando novas formas, mais eficazes, de abordar o mercado”, afirma Ideval Munhoz, presidente da T-Systems Brasil. O executivo ressalta que o investimento em tecnologias SAP como HANA, Business Intelligence (BI), Customer Relationship Management (CRM), Business Operations (BO), Business Planning & Consolidation (BPC) e outros aplicativos analíticos devem direcionar os investimentos ao longo deste ano.
Um exemplo é o caminho que vem sendo tomado pela indústria automotiva, que está investindo fortemente na plataforma e uso de sensores e outras tecnologias para a captação de dados dos carros. “isso vale também para o setor agrícola, logística, varejo e todos que precisem controlar melhor suas frotas, reduzindo gastos e contando com dados que permitam trabalhar para fidelizar e satisfazer os clientes”, afirma Camilo Rubim, vice-presidente da T-Systems Brasil para o setor automotivo.
Claudia Forgas, gerente de Marketing da companhia, revela que estes conceitos podem ser vistos na prática no estande da companhia. Com a simulação de um carro conectado a ferramentas de análise rodando na plataforma SAP HANA, a empresa vai exemplificar como extrair e analisar dados de objetos e transformá-los em informação relevante. “Sob o ponto de vista de marketing, é sensacional ver como as coisas utilizadas pelos consumidores falam por eles e tornam-se meio de interação entre eles e as empresas”, afirma.
Recentemente, a T-Systems foi apontada pela PAC (Pierre Audoin Consultants) como a empresas que roda a maior plataforma SAP em nuvem do mundo, “com mais de 40 milhões de SAPS (SAP Application Performance Standard) e mais de 2,6 milhões de usuários em produção”. Hoje, a empresa alemã atende mais de 5 milhões de usuários SAP em 500 empresas, sendo 2,6 milhões deles a partir de sua nuvem – atualmente a escolha de cerca de 80% dos novos clientes SAP conquistados pela empresa.
Investimentos
Para transformar conceitos em realidade, ao longo de 2015 a unidade SAP da T-Systems vai concentrar esforços em projetos de automação de empresas, sempre com foco em HANA, Mobilidade e Big Data. “Para isso, estamos implementando internamente ferramentas para criação de ambientes que permitem reduzir em até 60% o tempo gasto para criar servidores, por exemplo”, afirma Munhoz. O executivo conta ainda que a empresa vai automatizar a criação de novos ambientes dentro de servidores, otimizando o uso da mesma máquina e criando cópias homogêneas para testes.
Ainda no universo SAP, Munhoz diz que a T-Systems tem recebido demandas por projetos de mobilidade. Os usuários querem realizar processos via smartphones e tablets, e não apenas consultá-los. “Vamos apostar nisso, levando o SAP Fiori com mais força ao mercado. Para tanto, contamos com um time qualificado e capacitado para transformar essas demandas em realidade”, diz.
“2015 é o ano da transformação da abordagem que damos ao SAP. vamos alavancar a TI dinâmica, que conecta e integra sistemas, preparando nossos clientes para a Internet das Coisas. É o ano da inovação, da adoção de um modelo de negócios mais abrangente e de preparar o terreno para o que está por vir”, conclui o presidente da T-Systems Brasil.