A subsidiária brasileira da EagleBurgmann, empresa global especializada no desenvolvimento e fornecimento de soluções de vedação para diversas indústrias, realizou o treinamento SafeStart, da DuPont. Com o objetivo de reforçar a cultura de segurança com os colaboradores que atuam na fábrica instalada no Distrito de Barão Geraldo (Campinas, SP), a iniciativa é um programa avançado de conscientização sobre segurança, que tem como foco ajudar as pessoas a evitar erros e incidentes cometidos de forma não intencional.
O SafeStart, porém, é um programa que, diferente de adotar procedimentos e políticas determinadas, ou chamar a atenção para riscos específicos no local de trabalho, procura gerar nos colaboradores uma cultura e uma consciência para que os riscos e perigos estejam sempre em mente e à vista. “Ao investir em um treinamento mais abrangente e ao despertar nos colaboradores uma cultura atenta para a segurança, conquistamos também um status diferenciado entre as 70 subsidiárias que a EagleBurgmann possui em todo o mundo”, conta o diretor geral da companhia na América do Sul, Benito De Domenico Jr.
O executivo explica que o programa ensina os colaboradores a identificarem quando eles estão mais propensos a erros em razão de estados mentais comuns nas situações do dia a dia do trabalho e como os riscos podem ser evitados. Vale frisar que mais de 90% dos acidentes em casa, no trabalho ou no trânsito ocorrem por erros de pessoas em estados mentais críticos.
No caso da subsidiária brasileira da EagleBurgmann, em particular, o método intensivo de comunicação do SafeStart tem contribuído para mudança de hábitos na fábrica, um passo fundamental para melhorar a cultura da segurança. Os resultados alcançados até o momento já superaram as expectativas da liderança da organização no que se referente à atenção máxima para a proteção das pessoas no ambiente de trabalho.