A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP) promoveu, por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT), no último dia 26 de maio, o evento “Inovação – da ideia ao mercado”. Na ocasião, também foi lançado o III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (PBAI), que identifica e reconhece esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil, assim como suas novidades para 2015.
O evento teve como objetivo apresentar e discutir cases de inovação, exemplificando de forma prática como uma ideia transforma-se em realidade, além de reforçar a necessidade de se inovar, principalmente em relação ao competitivo mercado atual, unindo os melhores caminhos para se proteger produtos e processos inovadores.
“Transformar uma ideia em inovação é de suma importância para o sucesso e progresso da indústria. O Brasil precisa desse impulso para se lançar no competitivo mercado internacional. A nossa ideia é, por meio de nossas ações e atividades, incentivar e promover esse processo tão importante nos dias de hoje, aproveitando a expertise e liderança da Alemanha no quesito inovação e alta tecnologia.”, explica o Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia Bruno Vath Zarpellon.
Thomas Timm, diretor executivo da AHK – São Paulo, deu início ao evento reforçando a importância de promover ações inovadoras como diferenciais competitivos, sempre em busca do progresso. Seguindo por essa necessidade, o evento trouxe o tema “Por quê inovar? ”, apresentado por Martin Bodewig, diretor da Roland Berger Consultoria Estratégica. Para Bodewig, as tendências globais alteram as formas de se inovar e, para acompanhar o competitivo mercado atual, é necessário que as empresas criem modelos e valores de inovação para alinhar-se à atualidade. “Inovar não significa apenas um fator diferencial estratégico, mas uma necessidade de transformação.”, complementa.
Na sequência, Cesário Martins, Co-CEO da ClickBus do Grupo Rocket Internet, apresentou, por meio de um exemplo prático, a importância de um ambiente criativo. Segundo Martins, o sucesso de uma nova realidade depende da melhor união entre a criatividade e a conectividade. “A forma de consumo, o comportamento e os serviços mudaram. As ferramentas móveis marcam uma nova fase, na qual inovar é a melhor saída.”, complementa o executivo.
Neste cenário, surge a questão “Protegendo minha Inovação”, que foi apresentada por Henrique Steuer, I. de Mello, sócio da Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, que destacou a importância de se proteger um produto ou processo inovador. “O pedido de patente garante ao titular o direito de impedir terceiros de praticar atos com a invenção patenteada, tais como produzir, usar ou vender o seu conhecimento.”, alerta o palestrante.
Para finalizar o ciclo de palestras, o evento contou com a participação do professor alemão Karlheinz Brandenburg, criador do formato MP3 e representante do Instituto Fraunhofer para Tecnologias de Mídias Digitais (IDMT), que discursou sobre a trajetória e histórico de sua inovação, e também sobre o futuro das novas mídias digitais no setor audiovisual. “A mídia digital do futuro pede tecnologias conectadas, adaptadas e facilitadas aos diversos setores e serviços, os quais estarão ainda alinhados a um reconhecimento visual e sonoro.”
Após as apresentações, os palestrantes foram convidados a integrar uma mesa redonda e o diálogo foi aberto junto aos participantes do evento, que contava com associados da Câmara, executivos, startups e jovens interessados pelo assunto.
III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
Ao final do evento, aconteceu o lançamento oficial do III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, que contou com a participação de Thomas Timm, vice-presidente da AHK – São Paulo; Fernando Campoi, gerente de Assuntos Corporativos e Relação com a Imprensa da Volkswagen do Brasil; Paulo Stark, presidente e CEO da Siemens no Brasil; Prof. Karlheinz Brandenburg, criador do formato MP3 da Fraunhofer IDMT, e Ralf Schweens, presidente América do Sul da BASF, os quais foram os responsáveis pelo corte da fita inaugural.
O prêmio, que visa o aumento da visibilidade de empresas inovadoras, fomentando negócios e parcerias, é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha, que acontece desde 2013, sempre no dia 12 de novembro, após o Seminário Brasil-Alemanha de Inovação.
Com o objetivo de identificar e reconhecer produtos e processos inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil, o prêmio conta, este ano, com duas categorias: Desafio e Startups e PMEs. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24 de agosto, por meio do site oficial do prêmio: www.inobrasilalemanha.com.br