Design único e exclusividade são conceitos que têm muita sinergia com os produtos BMW e há quarenta anos, esses elementos se uniram à arte para dar início a um projeto que se tornou referência em todo o mundo. Em maio de 1975, concorreu pelas 24 horas de Le Mans o primeiro BMW Art Car, idealizado pelo piloto francês Hervé Poulain e pintado por Alexander Calder, em um projeto idealizado junto à BMW Motorsport na época.
Após a primeira experiência ter sido um sucesso, novos modelos receberam pinturas exclusivas, produzidas por artistas renomados, como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, entre outros (confira a lista de artistas e modelos no final do texto).
„O projeto dos BMW Art Cars é um marco em que carros, tecnologia, design, arte e esporte a motor se encontram“, afirma Maximilian Schöberl, Vice-presidente sênior de Relações Governamentais e Corporativas do BMW Group.
Para celebrar este projeto, o BMW Group vai expor os modelos em diversos locais ao redor do mundo, como Hong Kong (China), no Centre Pompidou, no BMW Museum (em Munique) e no Concorso d’Eleganza, realizado em Lake Como (Itália). Também estão previstas outras mostras em Nova York, Miami e Xangai.
BMW Art Cars e artistas
Alexander Calder (BMW 3.0 CSL, 1975), Frank Stella (BMW 3.0 CSL, 1976), Roy Lichtenstein (BMW 320 Group 5, 1977), Andy Warhol (BMW M1 Group 4, 1979), Ernst Fuchs (BMW 635CSi, 1982), Robert Rauschenberg (BMW 635CSi, 1986), Michael Jagamara Nelson (BMW M3 Group A, 1989), Ken Done (BMW M3 Group A, 1989), Matazo Kayama (BMW 535i, 1990), César Manrique (BMW 730i, 1990), A. R. Penck (BMW Z1, 1991), Esther Mahlangu (BMW 525i, 1991), Sandro Chia (BMW M3 GTR, 1992), David Hockney (BMW 850CSi, 1995), Jenny Holzer (BMW V12 LMR, 1999), Ólafur Elíasson (BMW H2R, 2007) and Jeff Koons (BMW M3 GT2, 2010).