A ThyssenKrupp, líder no segmento de alta tecnologia para construção, atua no Brasil em obras emergenciais de contenção e escoramento – como em 2011, quando a chuva acima da média provocou o deslizamento de encostas e transbordamento de rios em Nova Friburgo, fazendo-se necessária a instalação de um sistema de controle de enchentes – e também em projetos aeroportuários, portuários, estações de metrô, túneis e grandes obras, como o Parque Olímpico no Rio de Janeiro. Na Estação Uruguai, do MetroRio, as estacas-prancha da empresa podem ser vistas diariamente pelos passageiros do metrô, já que foram preservadas como as paredes da própria estação.
Nas obras iniciadas no mês passado às margens do Canal do Rio São Francisco, no Rio de Janeiro, pela Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências (Aedin), a ThyssenKrupp tem trabalhado na instalação de estacas submersas, com o objetivo de melhorar a captação de água na foz. A medida foi considerada a mais adequada no curto prazo para enfrentar a crise hídrica e o período de estiagem. Cravadas nas bordas e no leito, as estacas ajudarão a impedir a entrada de água salgada que invade o rio pela Baía de Sepetiba.
A trajetória da empresa é extensa, e suas inúmeras possíveis soluções continuam sendo ampliadas por histórias de outros empreendimentos no Brasil, como as obras do Estádio do Maracanã e o Complexo Viário da Arena das Dunas de Natal.
A eficiência, baseada na velocidade de operação e na economia de recursos hídricos, é o principal elemento da tecnologia ThyssenKrupp para o mercado de construção no País. No dia 23 de junho, durante sua participação na SEFE8 – 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, a empresa iniciou um novo modelo de apresentação dos produtos e serviços das unidades Bautechnik, Tiefbautechnik e Bauservice, que passarão a atuar sob um mesmo nome: ThyssenKrupp Infrastructure. A nova área vai unir conhecimentos das três unidades para continuar criando soluções completas e eficientes, agora de maneira integrada.
O objetivo é trazer novas perspectivas para um cenário desafiador, que demanda mais soluções, entregues de uma maneira melhor e inteligente. Em obras altamente exigentes como saneamento, contenção de solo contaminado, proteção contra enchentes e deslizamentos, a ThyssenKrupp atua com um sistema de escoramento e fundação eficiente por meio de estacas-prancha. Os sistemas tradicionais costumam levar semanas, e até meses, para serem construídos, e depois de prontos ainda necessitam de um tempo de secagem e cura. Já o da ThyssenKrupp proporciona em média uma redução de 30% no tempo de fundação ou escoramento da obra. Além de rápido, o sistema é mais seguro e preciso na sua cravação e garante o total aproveitamento de materiais. O número de funcionários para execução é reduzido, apenas três pessoas por máquina são necessárias para o trabalho diário de cravação.
Como líderes globais na construção de portos e construção subterrânea, a ThyssenKrupp Infrastructure cobrirá toda a gama de serviços em projetos de infraestrutura em todo o mundo: perfis metálicos, estacas-prancha, máquinas, equipamentos, contenção para escavação, construção de suportes para concretagem, além de serviços de locação, assistência técnica e consultoria para fundações. Entre as soluções mais usadas no Brasil estão estacas e maquinários para cravação e retirada de estacas.
Além de todas as vantagens em logística e cronograma, a utilização de estacas-prancha é mais ecológica por dispensar o uso de água e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, já que utiliza apenas uma máquina de cravação. Este mesmo equipamento, além de cravar as estacas-prancha, faz o içamento das mesmas. Outro benefício é que o sistema da ThyssenKrupp deixa o canteiro de obra muito mais “limpo”.