De 23 de outubro a 1º de novembro, a capital de Tocantins sediará os 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que foram lançados oficialmente pela presidente Dilma Rousseff no dia 23 de junho, em Palmas. O evento terá competições de arco e flecha, canoagem, natação, corrida de tora, entre outras. Inspirado pelo tema, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) realizará um seminário de ex-bolsistas durante os jogos.
Cientistas brasileiros e alemães estarão na para acompanhar os Jogos Mundiais sob a perspectiva de suas áreas de atuação. Antropólogos, educadores físicos, etnólogos, sociólogos poderão discutir os resultados de suas pesquisas em uma oficina interdisciplinar realizada paralelamente à competição. No total, 24 etnias indígenas brasileiras e 22 internacionais participarão do evento.
Os primeiros resultados serão apresentados a um público amplo via webinar (seminário on-line). Ex-bolsistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre serão convidados a assistir ao seminário em encontros organizados pelo DAAD. Haverá ainda um blog, que será atualizado pelos pesquisadores presentes em Palmas.