A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas e inventora da sinalização viária plástico a frio de metil metacrilato (MMA), realizou no dia 18 de dezembro, em São Paulo, a terceira edição do “Evonik Road Safety Award”.
O Prêmio de Segurança Rodoviária da Evonik, que foi criado para apoiar iniciativas sustentáveis de segurança no trânsito em todo o mundo e em apoio a Década de Ação para Segurança no Trânsito – ONU, foi concedido ao DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). O órgão teve o projeto “Avaliação de sinalizações viárias mais visíveis – Estradas do Estado de São Paulo” escolhido como vencedor da premiação em 2018 por um júri internacional independente.
A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da sede do DER-SP e contou com a presença do Secretário de Estado de Logística e Transportes, Mario Mondolfo; Maria Teresa Garcia, representante da Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, professora Lúcia França; o Superintendente do DER, Raphael do Amaral Campos Junior; do vice-presidente da Evonik, Claudio Iwakura e demais autoridades.
O DER-SP foi agraciado com um troféu, um certificado e um prêmio de 10.000 €. O valor foi integralmente doado pela autarquia ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e o cheque simbólico foi recebido pela assessora Maria Teresa Garcia, que representou a professora Lúcia França, presidente da entidade que conduz ações sociais sem fins lucrativos com propósito de melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população do Estado de São Paulo.
Foco na melhoria da segurança viária
Há mais de 50 anos, a Evonik – inventora do plástico a frio de MMA para sinalização viária – está na vanguarda dos esforços para a melhoria da segurança viária e a disseminação das melhores práticas nesta área.
O “Evonik Road Safety Award”, criado em 2015 e que teve a primeira premiação em 2016 tem como objetivo premiar autoridades públicas por seus esforços em prol da melhora da segurança viária. O principal critério para a escolha do projeto ou da iniciativa vencedora é a sua contribuição para a segurança viária ( 60 % ) e a sustentabilidade, bem como seu caráter inovador e seu potencial de replicabilidade.
Os cases são avaliados por um júri independente de especialistas reconhecidos internacionalmente no campo da segurança no trânsito, transportes e projetos urbanos; incluindo, dentre outros, a International Road Federation (IRF), de Genebra e a Road Safety Foundation (Reino Unido). Realizado este ano pela terceira vez, o “Evonik Road Safety Award” teve 12 projetos inscritos por autoridades públicas de sete países.
Estudo prático
O júri considerou que as descobertas feitas pelo DER-SP no case “Avaliação de sinalizações viárias mais visíveis – Estradas do Estado de São Paulo”, são práticas e úteis para comprovar que as demarcações horizontais de alta durabilidade no formato estrutura mantêm a retrorrefletividade por mais tempo e especialmente durante a noite e com água na superfície da via. Isso melhora diretamente a segurança rodoviária através de excelente visibilidade da demarcação mesmo em condições críticas para os usuários.
O estudo implementado pelo DER-SP contou com três anos de pesquisa e avaliou diversos aspectos técnicos relacionados à visibilidade das sinalizações, em pavimento seco e em pavimento molhado, comparação entre sistemas de sinalização viária usuais, incidências e intervenções de manutenção e estatísticas de acidentes no período.
Os valores de retrorrefletância dos sistemas Plástico a Frio Estrutura e Multipontos foram superiores em aproximadamente 130 %, mesmo após três anos de aplicação em relação a sistemas de demarcação planos aplicados a quente, e com valores de retrorrefletância bem acima da normas mínimas e exigidas pelo DER-SP, mesmo em pavimentos molhados.
O Superintendente do DER, Raphael do Amaral Campos Junior, destaca que sinalização viária resultante da aplicação do sistema Plástico a Frio Estrutura e Multipontos teve uma desenvoltura superior à convencional, quando levado em consideração a questão da refletividade em condições de pouca visibilidade, ao trafegar em pista molhada ou à noite.
“O resultado foi positivo, pois não houve registro de acidentes com vítimas fatais – motivo pelo qual o DER vem trabalhando intensamente ao longo dos anos. O prêmio também é fruto deste trabalho do DER-SP, que por meio de seu Comitê de Tecnologia, procura estar sempre atento aos novos produtos e técnicas que garantam melhores condições de segurança viária, conforto e boa trafegabilidade aos motoristas e usuários das rodovias estaduais paulistas”, afirma o Superintendente do DER.
“Com a apresentação deste projeto vencedor, o DER-SP demonstra a importância de se implementar sistemas efetivos de avaliação de performance dos elementos de segurança viária aplicados nas vias”, reforça Débora Rebuelta, gerente de negócios para América do Sul, da área Coatings & Adhesive Resins da Evonik.
“É uma honra entregar este prêmio ao DER-SP e reconhecer seus esforços em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para as vias do Estado de São Paulo – soluções estas que impactam positivamente os usuários para que se sintam mais seguros e que retornem bem para suas casas e para suas famílias”, complementa Débora.
Durante a cerimônia de premiação, o Superintendente do DER, Raphael do Amaral Campos Junior, destacou o orgulho de terem o estudo “Avaliação de sinalizações viárias mais visíveis” escolhido pela Evonik dentre todos os trabalhos do Brasil e de outros países inscritos. “Agradecemos a disposição dos técnicos do DER envolvidos – coordenados pelo nosso Comitê de Tecnologia – empenhados em novos procedimentos e tecnologias no âmbito rodoviário”.