O BMW Group vendeu mais de 140 mil veículos eletrificados (bateria elétrica e plug-in híbrido) em 2018, confirmando assim o seu papel de liderança no campo da eletromobilidade. No total, 142.617 veículos eletrificados das marcas BMW e MINI foram entregues a clientes em todo o mundo no ano passado, registrando um aumento significativo de 38,4% nos emplacamentos deste tipo de veículo em comparação a 2017.
“Desde o lançamento do BMW i3, em 2013, o BMW Group aumentou rapidamente suas vendas de veículos eletrificados. Com mais de 140 mil unidades entregues em 2018, mais uma vez atingimos nossa meta ambiciosa”, celebra Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Esse ótimo resultado nas vendas e nossa impressionante participação de mercado comprova que nossos veículos são o que o cliente deseja. Nos países que oferecem infraestrutura adequada e apoio regulatório, vemos a rapidez com que a eletromobilidade pode se tornar a regra. Estou confiante de que até o final deste ano, haverá um total de meio milhão de veículos eletrificados do BMW Group nas ruas, e que há muito mais por vir enquanto continuamos a ampliar nossa linha de produtos nos próximos anos, acrescentou Krüger.
Líder de mercado
A Europa é a maior região consumidora de veículos eletrificados do mundo, representando mais de 50% das vendas em 2018. Com 75 mil unidades entregues a clientes daquele continente, no ano passado, o BMW Group é o líder de mercado na região, com mais de 16% de participação. No mercado doméstico da empresa, a Alemanha, o BMW Group responde por um a cada cinco veículos eletrificados vendidos no ano passado. Globalmente, a participação de mercado do BMW Group é superior a 9%. O maior mercado único da empresa para veículos eletrificados são os Estados Unidos, onde mais de 25 mil veículos eletrificados BMW/MINI foram vendidos em 2018, representando mais de 7% das vendas totais do BMW Group naquele país. O BMW 530e foi o híbrido plug-in premium mais vendido de 2018 nos EUA.
Maior participação
A crescente relevância da eletromobilidade para o sucesso contínuo do BMW Group como empresa automotiva premium líder neste setor no mundo já pode ser vista hoje. Os veículos eletrificados representaram 6% das vendas totais da BMW e da MINI em 2018, em comparação com 4%, em 2017.
Pilar estratégico
A eletromobilidade é um pilar essencial da Number ONE>NEXT, a estratégia corporativa do BMW Group, e um dos quatro pontos principais do ACES, o conceito de direcionamento para o futuro da empresa (Autônomo, Conectado, Eletrificado e Compartilhado). Tendo anunciado investimentos recordes em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2018, Harald Krüger confirmou: “Estamos implementando nossa estratégia com rigor e investindo extensivamente nas tecnologias do futuro; expandir nosso papel de liderança em mobilidade elétrica é um foco claro. O ano de 2018 foi significativo nesse sentido, com o anúncio de novas e importantes cooperações estratégicas, bem como o lançamento de vários e modelos-chave inéditos”, disse Krüger.
O futuro eletrificado
Com o lançamento do BMW i3, o BMW Group estabeleceu-se como pioneiro no campo da mobilidade elétrica. Em 2021, a empresa terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o MINI Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNEXT. Em 2025, esse número deve crescer para, pelo menos, doze modelos. Incluindo os híbridos plug-in, o portfólio de produtos eletrificados da empresa incluirá, pelo menos, 25 modelos.
Esta ampla gama é possível graças a arquiteturas de veículos altamente flexíveis e a um sistema de produção global igualmente flexível. No futuro, o BMW Group será capaz de fabricar modelos totalmente elétricos (BEV), plug-in híbridas (PHEV) e convencionais (ICE – Motores de Combustão Interna) em uma única linha de produção. Sua capacidade de integrar a mobilidade elétrica na malha de produção permite que o BMW Group responda de maneira ainda mais flexível à crescente demanda por veículos eletrificados. Até o fim de 2019, o BMW Group espera ter mais de meio milhão de veículos eletrificados nas ruas.
O BMW Group está desenvolvendo atualmente a quinta geração de seu conjunto motriz elétrico, no qual a interação entre motor elétrico, transmissão, gerenciamento eletrônico de potência e bateria será otimizada de forma suplementar. Integrar o motor elétrico, a transmissão e o gerenciamento eletrônico de potência também reduz custos. Outra vantagem é que o motor elétrico não requer metais raros, permitindo ao BMW Group reduzir a dependência de sua disponibilidade.