O Goethe-Zentrum Brasília completará 18 anos no dia 5 de março e, para marcar a data, promoverá um evento de lançamento do seu mais novo site com a presença de Stefanie Kastner, diretora do Serviço de Informação e Biblioteca em São Paulo e para a América do Sul do Goethe Institut. Eike Büllesbach, adido cultural da Embaixada da Alemanha, também tem participação confirmada.
A diretora da escola, Sabine Plattner, dará início à cerimônia marcada para às 12h. Até às 15h, o público poderá aproveitar iguarias da culinária alemã. A cervejaria artesanal Ghesti Bier, a empresa Wolfgang Bolduan com o salsichão artesanal grelhado (Thüringer Rostbratwurst) e os restaurantes Servus e Chef Knut estarão no local comercializando seus produtos.
Ao longo de quase duas décadas de ensino da língua alemã na capital federal, o Goethe-Zentrum Brasília foi responsável pela formação de muitos alunos. De acordo com a diretora, durante esse período, a escola se empenhou em oferecer cursos de alemão cada vez mais consolidados e renomados. Tanta dedicação rendeu ao Goethe-Zentrum Brasília, por duas rodadas de avaliação e certificação seguidas, o título de centro com a melhor qualidade dos cursos dentro na rede do Goethe-Institut na América do Sul.
“O site foi construído como portal, ou seja, grandes temas são oferecidos, com subtemas associados. É como uma árvore com galhos, ramos e folhas. Isso torna mais fácil ao visitante se situar e consumir o conteúdo. O design celebra a amizade entre Brasil-Alemanha, com uma ilustração inspirada em livros didáticos de línguas, que ambienta um encontro entre os países, tanto de seus legados quanto de suas pessoas”, informa a Plattner, ao apresentar a página agora mais atraente, moderna e interativa.
Jorge Verlindo, responsável pela criação do site ao lado de Halian Vilela, explica que a página do Goethe foi pensada para ser um hub que alia cultura e oferta de ensino da língua alemã. “Por ter um volume de conteúdo considerável, ele foi pensado para oferecer de maneira organizada os serviços da escola, bem como temas do legado e importância da cultura alemã. As seções foram projetadas para facilitar o acesso do visitante, dando uma visão geral do funcionamento, e para inspirá-lo durante a navegação”.
Os destaques do site, de acordo com Verlindo, são para as seções “Ensino”, “Cultura” e “Por que estudar alemão”. “Em ‘Ensino’, nós trabalhamos no design das tabelas de informação, que normalmente são um desafio para escolas de línguas, e na estratégia de conteúdo para torná-los fáceis de se assimilar”, esclarece.
Já no menu “Cultura” foi desenvolvido um espaço próprio, estilo blog, para que os amantes da cultura alemã possam checar os eventos e se aprofundar no conteúdo das atrações. “Desenvolvemos a área ‘Por que alemão’ juntamente com a equipe do Goethe-Zentrum Brasília, com o objetivo de inspirar os interessados e destacar a importância e relevância da cultura alemã no mundo.
Para se chegar ao resultado final, Jorge Verlindo conta que foi necessária uma análise de concorrentes e expoentes do mercado de cursos de línguas e instituições culturais. “Buscávamos entender os pontos fortes e mapear os pontos fracos. Também fizemos entrevistas com alunos de línguas para entender suas necessidades quando buscam um curso”.
Foto: Alexandre Bastos