Henkel atinge metas de sustentabilidade

Shutterstock

A Henkel, uma das maiores nas áreas de Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care, atingiu as metas intermediárias de sua Estratégia de Sustentabilidade para 2030. Além disso, definiu novos marcos a serem atingidos até 2020 e publicou seu 25º Relatório Anual de Sustentabilidade.

O primeiro relatório da companhia foi publicado 14 anos atrás, em 1992 – ano da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU no Rio de Janeiro, a Eco92.

“O ano de 2015 foi muito importante para a Henkel. Atingimos as metas intermediárias para os primeiros cinco anos de nossa Estratégia de Sustentabilidade de longo prazo para 2030. Para continuar a promover a sustentabilidade, desenvolvemos novas marcas ambiciosas para 2020 e definimos áreas adicionais de ação ao longo de toda a cadeia de valor”, afirmou Kathrin Menges, vice-presidente executiva de Recursos Humanos e presidente do Conselho de Sustentabilidade da empresa.

Objetivos atingidos

Obter mais utilizando menos recursos e triplicando a eficiência até 2030: esse é o objetivo da Estratégia de Sustentabilidade da Henkel. A companhia superou suas metas intermediárias de 2011 a 2015. Neste período:

  • A eficiência energética melhorou 18%;
  • O uso da água diminuiu 23%;
  • O volume de resíduos foi reduziu em 17%;
  • A segurança ocupacional melhorou 33%;
  • As vendas subiram 11%.
     

Novas metas

Até 2020, a empresa pretende reduzir as emissões de CO2 de suas unidades de produção, o uso da água e o volume de resíduo em 30% por tonelada de produto fabricado, em comparação a 2010.

A segurança ocupacional deve melhorar 40%, e as vendas devem crescer 22% por tonelada de produto. A obtenção dessas metas resultaria em uma melhora na eficiência de 75% até 2020, em comparação a 2010.

Projeto de sustentabilidade nas escolas

Em 2015, funcionários da Henkel receberam treinamento para que pudessem explicar a importância do comportamento sustentável a outras pessoas, incluindo alunos de educação básica. Desde 2012, cerca de 6.200 colaboradores da Henkel tornaram-se Embaixadores da Sustentabilidade, e o programa chegou até 63 mil alunos em 43 países.

Foto: Shutterstock