Segundo a Previdência Social, a Construção de Edificações é o segundo setor com maior número em acidentes do trabalho no País, perdendo apenas para a área de Transporte Rodoviário de Carga. Para mudar este cenário, o caminho mais curto é a prevenção por meio de atitudes seguras e respeito às normas de segurança.
Por isso, conscientizar os colaboradores é um dos principais desafios para ampliar a segurança no canteiro de obra. A EBM Desenvolvimento Imobiliário promove várias iniciativas neste sentido e, em parceria com a thyssenkrupp Elevadores, a empresa vai levar as práticas da área ao conhecimento dos estagiários de engenharia civil que integram o Programa Start EBM – aos futuros profissionais que amanhã estarão no canteiro de obra.
O primeiro workshop sobre Segurança, Montagem e Instalação de elevadores na obra aconteceu no dia 9 de março e foi ministrado por um especialista na área, Carlos Antunes, gerente Nacional de Segurança do Trabalho da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.
Dentre os temas que foram abordados estão os principais riscos de acidentes gerados pelas obras durante a montagem dos elevadores; tópicos da atual norma para a instalação de elevadores – a NM Mercosur 207/99; sistemas e equipamentos contra quedas e para resgate; e processos de montagem e equipamentos.
Apesar de promover palestras sobre o assunto para diferentes públicos – como estudantes de universidades, profissionais da construção civil e clientes – é a primeira vez que a empresa leva para uma construtora a palestra de Segurança em Elevadores.
“Contribuir positivamente com a multiplicação de conhecimento é um fator preponderante nas parcerias estabelecidas em prol da proteção e qualidade”, afirma Alexsandra Alves de Carvalho, gerente da Filial Goiás da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.
“O principal objetivo do workshop é ampliar o conhecimento de nossos estagiários e profissionais da área de Segurança. Desta forma, reforçamos o compromisso com o tema, além de desenvolver uma mão de obra mais produtiva, competente e saudável”, diz Fernando Coe Razuk, diretor de Incorporação da EBM Desenvolvimento Imobiliário. Sobe e desce seguro
Para ampliar os níveis de segurança das equipes de instalação de elevadores, a thyssenkrupp Elevadores realiza um trabalho junto às construtoras para garantir o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) em áreas críticas da obra.
Um deles é o equipamento de proteção de pavimento que garante o fechamento total do vão da porta do elevador durante a obra. “Temos relatos de queda de materiais que passam pelo vão com riscos sérios para a vida dos trabalhadores”, afirma Antunes.
O uso de EPC’s está previsto em Norma do Ministério do Trabalho, mas sua aplicação e uso efetivo dependem de outros fatores, como a conscientização dos principais atores envolvidos no processo, desde a construtora, passando pelos fornecedores até os trabalhadores envolvidos na obra.
Foto: Divulgação thyssenkrupp