Com a nova iniciativa de pesquisa Solares Bauen/Energieeffiziente Stadt (Construção Solar / Cidade Energeticamente Eficiente), o Governo Federal alemão quer acelerar a transição energética e aperfeiçoar o uso de energia sustentável em edifícios e cidades.
O objetivo é mostrar como as inovações e redes inteligentes podem abastecer as casas com uma energia de alta qualidade e alto padrão. Além de analisar aspectos tecnológicos, serão considerados aspectos sociais, políticos e econômicos.
“Na Alemanha, 75% das pessoas vivem em cidades. Precisamos de uma rede elétrica limpa e viável, que aproveite os edifícios, as fachadas e os telhados e que beneficie diretamente as pessoas nesses centros. Nesse aspecto, a pesquisa pode contribuir de forma decisiva”, ressalta Johanna Wanka, ministra Federal da Educação e Pesquisa.
Para a pesquisa, o Governo Federal disponibiliza 150 milhões de euros, sendo que cada projeto da iniciativa terá uma duração máxima de 5 anos.
A ideia é uma contribuição para a implementação do projeto “Cidade do futuro” do Ministério Federal da Educação e Pesquisa, que tem como objetivo explorar inovações para o setor urbano – que deve ser cada vez mais sustentável.
Com informações do Centro Alemão de Informação Brasília – Alemanja
Foto: SXC