A Porsche aumentou de forma significativa seu faturamento no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o do ano anterior, da mesma forma que os resultados financeiros e entregas de veículos. O faturamento da fabricante de carros esportivos aumentou para 5.4 bilhões de euros (crescimento de +6%) e o resultado operacional atingiu 896 milhões de euros (+17 %). As entregas aos clientes atingiram 55,974 veículos (+10 %). O retorno operacional em vendas foi de 16,7%. Com esses resultados, a Porsche é a fabricante de automóveis mais lucrativa do mundo.
Para Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, esses números mostram que a fabricante de carros esportivos oferece atualmente a linha de modelos mais atraente e diversificada de sua história corporativa. “As novas séries de modelos 911, 718 Boxster e 718 Cayman impressionaram nossos clientes.” Ele também ressaltou a relação existente na Porsche entre lucratividade e responsabilidade social. “Nosso objetivo não é alcançar recordes em números de vendas. Nossa visão está firmemente assentada no crescimento com valor agregado baseado em lucros respeitáveis e na segurança de empregos”, afirmou Blume. No final do primeiro trimestre de 2016, a força de trabalho da Porsche havia aumentado para 25,081 empregados. Há um ano atrás, esse número era de 22,945 pessoas (+9%).
Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e responsável pelas áreas de Finanças e TI (tecnologia da informação), explicou também que o aumento nos ganhos da empresa não se deve apenas ao crescimento do volume de vendas, mas também à atual tendência do câmbio. “É como correr a favor do vento”, afirmou Meschke. Ele está convicto de que a Porsche voltará a atingir seu objetivo estratégico de lucratividade, de 15 %, no final do ano fiscal de 2016. “Estamos nos mantendo consistentemente dentro do percurso que a Porsche mapeou. O sucesso também se reflete nos fluxos líquidos de caixa, que cresceram em comparação com o primeiro trimestre do ano passado”, reforçou o CFO.
Meschke espera um ligeiro aumento nas vendas e no faturamento em todo o ano fiscal de 2016, com resultados a par com os do ano anterior – isto apesar dos níveis de investimentos muito altos em instalações, gastos com desenvolvimento e o investimento na casa de bilhão de euros no primeiro modelo da Porsche movido exclusivamente a bateria, o Mission E.
No Brasil, a Porsche também teve um crescimento no primeiro trimestre de 19% comparados ao mesmo período em 2015, 179 unidades foram entregues aos clientes da marca no País.
Foto: Divulgação Porsche