Segundo o novo ranking “Reuters Top 100”, a Universidade Técnica de Munique (TUM) está entre as cinco universidades mais inovadoras da Europa. Para compor a lista, a agência de notícias britânica avaliou o quanto as universidades contribuem para o avanço da tecnologia com seus resultados de pesquisas e invenções.
- O Ranking “Reuters Top 100: Europe’s Most Innovative Universities” avaliou dez diferentes indicadores até o mês de fevereiro de 2016, dos quais fizeram parte: quantidade de patentes inscritas e registradas;
- Frequência com que essas patentes foram citadas em outros registros de patentes;
- Frequência com que as publicações científicas das universidades foram citadas em registros de patentes e em publicações de pesquisa da indústria.
De acordo com esses critérios, a TUM ficou em 5º lugar na Europa e em 1º lugar na Alemanha. Em comparação a 2015, ela passou à frente da University of Oxford.
Vale destacar que os outros membros da EuroTech Universities Alliance também estão entre os 20 melhores: a ETH Lausanne (EPFL) ficou em 4º lugar, a DTU Kopenhagen (Technical University of Denmark) em 12º e a TU Eindhoven (TU/e) em 16º. No topo do ranking está a belga KU Leuven, seguida pela Imperial College London e pela University of Cambridge.
Segundo o presidente da TUM, Wolfgang A. Herrmann, o ranking leva em conta apenas um aspecto da extensa agenda da universidade. O resultado, no entanto, segue a linha de outros rankings internacionais como o “Shanghai Ranking”, o ”Nature Index” e o “Global Employability University Ranking”.
Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – DWIH São Paulo
Foto: Divulgação Uli Benz/TUM