Durante o congresso alemão auto motor und sport, evento voltado para discutir a mobilidade, a empresa Schaeffler apresentou um conceito inovador de micro-mobilidade: o Bio-Híbrido.
Baseada em seu conceito estratégico “Mobilidade para o amanhã”, a alemã analisou as áreas de aplicação, assim como as exigências futuras para formas individuais de mobilidade. A Schaeffler também levou em consideração o desejo de consumidores de uma mobilidade livre de emissão.
“A pura e simples mobilidade elétrica não será suficiente para garantir a mobilidade para o amanhã de forma sustentável e com eficiência energética”, afirma o professor Peter Gutzmer, CEO adjunto e diretor de Tecnologia da Schaeffler AG. “O Bio-Híbrido mostra como a Schaeffler imagina uma solução para a mobilidade urbana. É semelhante a uma bicicleta, mas sem as desvantagens em termos de proteção contra as intempéries e espaço para armazenagem. Graças ao sistema de acionamento Pedelec com uma restrição de 25 km/h, o Bio-Híbrido pode ser operado sem carteira de motorista e também pode ser utilizado em ciclovias”.
O Bio-Híbrido da Schaeffler combina estabilidade e proteção contra as intempéries com o consumo de energia e utilização de espaço de um Pedelec. Por meio do acionamento eletro-assistido (até 25 km/h)* com um alcance mínimo de 50 quilômetros**, o motorista pode viajar de forma desportiva e confortável ao mesmo tempo.
A nova plataforma de veículo com duas rodas dianteiras e duas traseiras traz maior segurança e estabilidade ao dirigir. Devido às dimensões compactas, o Bio-Híbrido também se move confortavelmente sobre rodas de bicicleta.
Segundo Gutzmer, para que a mobilidade individual possa se estabelecer no mercado, é necessário que pré-requisitos importantes em matéria de infraestrutura sejam cumpridos. “Na Alemanha, já há discussões sobre a abertura de ciclovias com velocidade máxima permitida de 40 km/h. Todos esses desenvolvimentos significam que nosso conceito tem um grande potencial de mudar a mobilidade urbana.”
Foto: Divulgação Schaeffler