A SAP registrou um crescimento de dois dígitos no Brasil proveniente da receita de soluções de software e em nuvem. O resultado foi impactado pelas vendas da plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, e da solução de gestão SAP S/4HANA, que já está presente em mais de 500 clientes na América Latina. Os resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2016 foram anunciadas pela companhia.
“A SAP Brasil teve um ótimo trimestre e, pelos bons resultados com aplicações de negócio em nuvem, SAP HANA e SAP S/4HANA, temos a certeza de que estamos no caminho certo para promover a transformação digital dos nossos clientes”, aponta a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.
Em relação aos segmentos de mercado em que a subsidiária brasileira registrou melhor performance no segundo trimestre, destacam-se serviços públicos e serviços financeiros (bancos e seguradoras). No Brasil, o Itaú Unibanco, um dos vinte maiores bancos do mundo e com presença em 19 países, adotou a solução SAP HANA para melhorar sua operação em big data: a partir da plataforma, será possível combinar dados estruturados e dados não estruturados, gráficos e análises geoespaciais e processamento de eventos complexos, tudo em tempo real para obter o valor máximo para o negócio.
A nuvem continua a ser um foco importante para a companhia. Com ela, as empresas podem navegar pela economia digital com agilidade incomparável e eficácia. De acordo com o IDC, até 2018, pelo menos 40% dos gastos com TI estarão centrados em nuvem.
Dentro desse contexto é importante destacar o papel das soluções SAP SuccessFactors na área de gestão de capital humano das empresas. Um exemplo é a Cielo, líder na indústria de processamento de aquisição de comerciantes e de pagamento no Brasil em termos de volume de transações de crédito e cartão de débito, com aproximadamente 1,8 milhão de estabelecimentos ativos em sua base de clientes. A Cielo escolheu o SAP SuccessFactors para melhorar a visibilidade do desempenho, planejamento e desenvolvimento da carreira de seus funcionários. Com isso, a empresa espera agilizar os processos de RH, aumentando sua eficiência, reduzindo o tempo gasto com tarefas administrativas e padronizando os processos de gestão de talentos.
Crescimento global e na América Latina
A SAP teve um forte crescimento com vendas de aplicações em nuvem. A receita de subscrições e suporte de cloud (dados IFRS) cresceram 30%, quando comparada com a registrada no segundo trimestre do ano passado, atingindo € 720 milhões. A receita operacional global da SAP teve um aumento de 81%, ante o mesmo trimestre de 2015. Esse bom desempenho ocorreu devido à elevação de 7% da receita com venda de licenças de software e subscrições de soluções em nuvem. O lucro operacional da SAP no trimestre saltou 81%, para US$ 1,4 bilhões, e as vendas no período somaram US$ 5,77 bilhões.
Na América Latina, a empresa registrou um crescimento de dois dígitos proveniente da receita de vendas de soluções de software e em nuvem. O resultado também foi impactado pelas vendas da solução de gestão S/4HANA que, lançada há menos de um ano, atingiram uma elevação de três dígitos e já estão presentes na rotina de 500 clientes na região. O bom desempenho das unidades do Brasil e do México influenciaram positivamente o resultado, uma vez que obtiveram crescimento de dois dígitos da receita com soluções de software.
Foto: CC/Pixabay/TBIT