A TÜV Rheinland Brasil vem registrando um relativo aumento na demanda de serviços de ensaios e certificações relacionados ao desenvolvimento de novos eletrodomésticos, em conjunto com seus clientes.
Essa movimentação de serviços ocorre em função da política dos fabricantes de eletrodomésticos de reduzir os custos em processos e produtos, em face da atual crise econômica, passando a contar com a infraestrutura, os equipamentos de alta tecnologia e os profissionais qualificados da TÜV Rheinland no desenvolvimento de novos produtos.
A estrutura e know how da empresa contribuem para que se estabeleça relacionamentos com as áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) dos clientes, suportando tecnologicamente fabricantes e importadores.
Também devido ao momento econômico nacional e à taxa de câmbio do dólar favorável, a TÜV Rheinland registra incremento na demanda de fabricantes interessados em exportar, e em obter as certificações exigidas pelos mercados internacionais, como o europeu, norte-americano, sul-americano e outros.
Em todos estes serviços, a TÜV Rheinland dispõe de soluções integradas de ensaios e certificações de eletrodomésticos, que necessitam do Selo de Qualidade para comercialização dentro e fora do País. A empresa se destaca por sua estrutura laboratorial para os serviços de eficiência energética em fogões a gás domésticos e motobombas, ensaios de segurança elétrica e mecânica, conforme exigências do Inmetro.
A aquisição, em 2015, do LABEN, laboratório localizado em Joinville (SC) – um importante polo de importadores e fabricantes de eletrodomésticos -, permitiu à TÜV Rheinland oferecer soluções integradas em certificação e testes, com um gerenciamento mais efetivo e suporte técnico mais próximo dos clientes.
“O primeiro ano de operação do LABEN foi extremamente positivo, pois, no curto prazo, tivemos a oportunidade de triplicar nossa capacidade de ensaios laboratoriais ofertados ao mercado, e isto gerou impacto muito positivo”, conta o gerente geral de certificação de produtos da TÜV Rheinland, Mariano Mercado.
Os clientes da carteira da TÜV Rheinland, segundo ele, tiveram percepção nítida do ganho, em relação aos prazos de execução e gerenciamento dos processos. Já para os novos clientes, o ganho obtido com uma estrutura local foi rapidamente percebido, devido à proximidade, aos baixos custos de logística de amostras e à maior interlocução entre engenharias do cliente e o laboratório, resultando numa transferência mútua de conhecimento.
Foto: Divulgação TÜV Rheinland