O Canal do Panamá, um dos maiores projetos de engenharia do mundo, recebeu recentemente a finalização de sua ampliação na América Central. O canal é uma rota estratégica para a navegação global, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. Aberto pela primeira vez há pouco mais de 100 anos e redesenhado para expandir sua capacidade, o canal tornou-se mais profundo e mais largo para permitir a passagem de navios três vezes maiores do que antes, os chamados New Panamax.
A thyssenkrupp forneceu 14 elevadores inovadores para este projeto, sete para cada novo complexo de bloqueio: um no lado do Atlântico e outro no Pacífico. O tráfego através dos bloqueios será monitorado a partir de duas torres de controle que podem ser acessadas por meio de dois elevadores. Os outros elevadores foram instalados em vários pontos ao longo das fechaduras. “Os elevadores descem a uma profundidade de cerca de 50 metros e estão conectados por túneis conhecido como “crossunders”, que funcionam sob as câmaras de bloqueio, que possuem milhões de litros de água”, diz Peter Bjorn, vice-presidente de Obras Novas e Modernização da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para a América Latina.
A thyssenkrupp auxilia grandes projetos de infraestrutura em todo o mundo com soluções inteligentes que atendem aos requisitos de urbanização. “Queremos enfrentar os desafios de mobilidade em ambientes complexos junto com os nossos clientes”, diz Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator. “É essencial para reduzir o consumo de energia e de recursos ambientais encontrarmos novas soluções e criar meios para o transporte global que economizem tempo e recursos”.
O plano de expansão do Canal do Panamá compreendeu a criação de um novo conjunto de eclusas paralelamente às já existentes, que podem ser operadas ao mesmo tempo. A construção de dois novos complexos de bloqueio do Atlântico e do Pacífico, cada um com aproximadamente 1.200 metros de comprimento, foi essencial para o sucesso do projeto.
A complexidade do projeto exigiu das equipes da thyssenkrupp um alto nível de detalhamento técnico. Por exemplo, todos os componentes do elevador são à prova de explosão para garantir a máxima disponibilidade, mesmo sob as mais rigorosas condições climáticas. No Panamá, a construção do canal é a primeira a ser equipada com esse recurso de segurança.
Dado o prazo de instalação exíguo, cinco meses, e os desafios do projeto, a thyssenkrupp disponibilizou 24 profissionais para a instalação dos elevadores. “A conclusão deste projeto que muito nos orgulha, demonstra o alto nível de proficiência das equipes thyssenkrupp, trabalhando em projetos marcantes em todo o mundo”, disse Peter Bjorn.
Para a expansão do Canal do Panamá foram necessários seis anos de pesquisa, incluindo mais de 100 estudos sobre a viabilidade econômica, bem como detalhes sobre a demanda do mercado, impacto ambiental e outros aspectos técnicos de engenharia. A construção começou em 2007 e custou US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 18,2 bilhões). A duplicação da capacidade do canal terá impacto significativo na economia e no comércio marítimo internacional.
Foto: Divulgação thyssenkrupp