Publicidade

Economia
30 de julho de 2012

Alemães acreditam num país sem euro, diz pesquisa

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Emnid e publicada no jornal alemão Bild no domingo (29), 51% dos alemães acreditam que seu país estaria melhor fora da zona do euro, união monetária que abrange 17 países da União Europeia (UE).



Em contrapartida, 29% dos entrevistados consideram que a saída do euro não é uma boa opção para a Alemanha.



Quando perguntados sobre a permanência da Grécia na moeda comum, 71% dos alemães comentaram que a saída do país seria a melhor opção caso os gregos não cumpram as medidas de austeridade impostas pelo bloco.



Merkel



Apenas um terço dos alemães ainda acredita que a chanceler Angela Merkel esteja tomando as decisões corretas em relação à crise da dívida na zona do euro. É o que aponta um levantamento feito pela agência de pesquisas internacional YouGov e também publicado no jornal Bild no domingo.  



Enquanto 33% dos entrevistados se declararam favoráveis à postura de Merkel diante da crise, 48% mostraram-se contrários ao modo como ela vem conduzindo as ações na zona do euro. De acordo com o Bild, tal indicador representa uma queda no apoio doméstico à chanceler nas últimas semanas, e pode comprometer sua intenção de buscar o terceiro mandato nas eleições federais de 2013.



No final de julho, um estudo da ZDF-Politbarometer mostrou que 63% dos alemães concordavam com a forma como Merkel estava lidando com as questões financeiras na zona do euro.

SXC
SXC

Compartilhe:

Artigos relacionados