O trem ICE 4 será a espinha dorsal da futura rede de longa distância da Deutsche Bahn. Em maio de 2011, a companhia ferroviária alemã concluiu um acordo com a Siemens Mobility de mais de 300 composições. Esse é o maior contrato ferroviário que a empresa já recebeu, em seus mais de 160 anos de história.
O ICE 4 é equipado com assentos ergonômicos, muito espaço para bagagem, um vagão-restaurante e um sistema de iluminação inovador, para dar o máximo de confortos aos passageiros. Além disso, é o primeiro ICE a aceitar bicicletas. Hoje, é o mais moderno entre os trens, em parte graças ao Wi-Fi gratuito na primeira e segunda classe.
“Estamos planejando expandir nossos serviços de transporte ferroviário de longa distância em 25% até o ano de 2030, conectando mais cidades e regiões”, afirmou Dr. Rüdiger Grube, presidente do Conselho de Administração e CEO da Deutsche Bahn. O ICE 4 alcança até 250 km/h e mede 346 metros. No total, há 830 assentos.
Na fase inicial, 130 trens foram encomendados e, no começo de 2017, substituirão as frotas Intercity e Eurocity, colocadas em operação entre os anos de 1971 e 1991. Mais tarde, está prevista a substituição dos veículos ICE 1 e ICE 2. O novo modelo será responsável por aproximadamente 70% da receita de transporte interurbano da Deutsche Bahn.
O ICE 4 estabelece novos padrões no tráfego da cidade. Um conceito de trem exclusivo foi desenvolvido, o que significa que ele pode ser individualmente adaptado às exigências de várias funções de transporte. A unidade modular é baseada em carros poderosos e independentes, com tecnologia de tração idênticos, resultando em uma maior flexibilidade. Alta disponibilidade operacional é garantida por um grande número de sistemas confiáveis.
Foto: Divulgação Siemens