1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde discutirá potencial do Brasil como fornecedor global

Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde

Com potencial para atração de bilhões de reais em investimentos, diante de sua versatilidade de aplicações, o hidrogênio será o tema central de um grande congresso digital promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo nos dias 5 e 6 de outubro. 

A iniciativa do 1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde se dará por meio da Aliança Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde, uma parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ)  GmbH, e reunirá representantes de empresas e da comunidade científica para discussões técnicas, fomento de networking, identificação de oportunidades e estabelecimento de novas cooperações.

O tema não poderia ser mais atual, considerando a recente implementação da estratégia nacional alemã para o hidrogênio. Principal aposta para a descarbonização da economia mundial, o hidrogênio pode ser aplicado em diversos setores, como químico, petroquímico e siderúrgico, tendo viabilidade econômica de geração e uso fortemente atrelada à disponibilidade de energias renováveis, o que evidencia o grande potencial do Brasil como fornecedor global.

O objetivo do evento é oferecer aos participantes uma perspectiva ampla a respeito dos contextos brasileiro e alemão para o hidrogênio verde, de forma a sensibilizá-los para a importância do tema, além de explorar o potencial de cooperação entre os dois países. Serão compartilhadas também melhores práticas ao longo de toda cadeia, da produção e armazenamento até a utilização.

Dividida em dois dias, a programação do Congresso contará com a participação de André Clark, CEO da Siemens Energy; Heiko Thoms, Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil; Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp South America e Prof. Dr.-Ing. Sterner, Head of Department da Ostbayerische Technische Hochschule.

“O hidrogênio verde representa a possibilidade de, ao mesmo tempo capturar o carbono e gerar riqueza, aliando o progresso econômico à sustentabilidade. E é por isso que a iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo se mostra tão necessária neste momento. Nossa expectativa é de que esse congresso digital seja uma plataforma eficiente para a troca de know-how e cooperação bilateral, uma vez que a Alemanha adotou o hidrogênio como componente central em sua meta de descarbonização e já vem utilizando, de maneira bem-sucedida e competitiva, processos inovadores que possibilitem o desenvolvimento da economia com base nesse elemento”, afirma Paulo Alvarenga, membro da Diretoria da instituição e CEO da thyssenkrupp South America, também patrocinadora do evento.

Confira a programação completa do Congresso aqui.

Serviço:

1º Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde
Data e horário: 5 e 6 de outubro, das 9h às 10h40
Inscrições e mais informações: Clique aqui