2023 contou com seis delegações multisetoriais entre o Brasil e a Alemanha

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Durante o ano de 2023, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) organizou seis delegações de empresários e key opinion Leaders de diferentes setores entre o Brasil e a Alemanha. Ao todo cerca de 100 profissionais brasileiros e alemães tiveram a oportunidade de explorar as tendências, tecnologias e inovações de seus segmentos. A retomada das imersões e delegações é reflexo do novo momento de relações bilaterais entre ambos os países e representa uma janela de oportunidade para o fomento de negócios e parcerias teuto-brasileiras.

Entre os dias 12 e 17 de março, uma delegação formada por representantes de associações da Alemanha voltadas ao mercado de hidrogênio verde esteve no Brasil para discutir oportunidades de cooperação e negócios entre os dois países na área das tecnologias PtX (Power-to-X), que correspondem ao uso do hidrogênio como integrador entre a geração de energia elétrica e outras aplicações, como energética e química. Eles estiveram nas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza.

Em outubro, uma delegação formada por tomadores de decisão de diversas empresas e associações da Alemanha com foco em hidrogênio verde estiveram no Brasil para discutir oportunidades de cooperação e negócios entre os dois países. A delegação teve início em Fortaleza onde o grupo realizou uma visita técnica à planta da EDP, a primeira de produção de hidrogênio verde comercialmente viável no Brasil. A delegação pôde observar o potencial brasileiro na geração de hidrogênio verde.

Também no mês de outubro, uma delegação empresarial multissetorial realizada em parceria com o estado de Renânia-Palatinado foi recebida pelas Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e Porto Alegre. As empresas alemãs que integraram a delegação atuam nos setores de plásticos, alimentos para animais, soluções de filtragem, impressão em paredes, vinho, espumante e ventiladores industriais e sistemas de ventilação. As empresas alemãs contaram com uma programação completa de visitas técnicas e matchmaking no Rio Grande do Sul e São Paulo e puderam apresentar seus produtos e soluções para potenciais parceiros brasileiros.

Já em novembro, empresas e startups brasileiras participaram da imersão no ecossistema alemão de inovação e startups. A viagem à Alemanha teve como foco temático a “Indústria do Futuro” e promoveu visitas interessantes em hubs de inovação focadas em proporcionar a troca experiências e desenvolver oportunidades de cooperação e negócios.

Hidrogênio Verde (H2V) foi o tema que encerrou o ano com uma delegação para a Alemanha. A delegação promoveu visitas a empresas e instituições que desenvolvem inovações na área de H2V e possibilitou a participação dos membros da delegação no evento Hydrogen Dialogue em Nüremberg.

Em 2024, serão realizadas mais delegações entre o Brasil e a Alemanha. Para empresas brasileiras a participação em imersões pode representar o início de novas parcerias de negócios e a aquisição de conhecimentos importantes para o setor de atuação da companhia. Adicionalmente, é possível participar dos eventos de matchmaking quando delegações brasileiras são recebidas no Brasil. Novas oportunidades são divulgadas na agenda de eventos da Câmara Brasil-Alemanha, disponível aqui.