AHK anuncia Personalidades Brasil-Alemanha

A empresária Maria-Elisabeth Schaeffler, sócia-proprietária do Grupo Schaeffler, e Décio da Silva, presidente do Conselho de  Administração da WPA Participações e Serviços e da WEG S.A., serão os homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2013. Trata-se da mais alta distinção concedida pelos dois países a pessoas que ofereceram contribuições de  relevância para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais. A cerimônia de entrega será realizada no próximo domingo, 12 de maio, no Club Transatlântico, em São Paulo. Dessa forma, o evento volta a ser sediado na capital paulista, depois de ver a sua primeira edição, em 1995,  acontecer no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Maria-Elisabeth Schaeffler, sócia-proprietária do Grupo Schaeffler, é a homenageada pelo lado alemão com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2013.  Integrada pelas empresas  INA, FAG e LuK,  a Schaeffler é um dos maiores conglomerados industriais familiares da Alemanha e da Europa. Está presente em 180 localidades no mundo, produzindo rolamentos e sistemas de embreagens, que são fornecidos para as indústrias automobilística, aeroespacial e de máquinas operatrizes, entre outras. No Brasil há 55 anos, o Grupo Schaeffler tem a sua sede em Sorocaba, no Estado de São Paulo. Ao lado de contínuos investimentos para expandir e fortalecer a sua base de atuação, a empresa se destaca pela preocupação no âmbito da responsabilidade social, seja com os seus funcionários, seja com a comunidade em seu entorno. As constantes viagens ao Brasil fizeram com que Maria-Elisabeth Schaeffler aprofundasse seus conhecimentos sobre o País,  dedicando-lhe um apreço especial.

Pelo lado brasileiro, a homenagem será entregue a Décio da Silva, presidente do Conselho de  Administração  da WPA Participações e Serviços S.A e da WEG S.A, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, e que também está presente nos setores de sistemas de automação industrial, energias renováveis e tintas industriais.  Fundada em 1961, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), a WEG  teve a  sua  trajetória marcada pela cultura alemã, herdada de seus três fundadores. Planejamento, organização e formação de mão de obra especializada sempre foram valores tomados como bases para o modelo de gestão da empresa. Décio da Silva iniciou a sua carreira na WEG, em 1979, acumulando experiência em diferentes áreas. Em 1989, foi eleito seu presidente. Nos dezoito anos em que ocupou esse cargo, não só manteve intacto o espírito e os princípios de seus fundadores, como também transformou a WEG em uma multinacional brasileira, presente nos cinco continentes. Ao longo de sua  gestão, a WEG recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior em reconhecimento às suas iniciativas ligadas à inovação, sustentabilidade e excelência dos produtos.

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

Instituído em 1995, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras Alemãs no Brasil. O prêmio também conta com o apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie und Handelskammertag). A premiação atesta o reconhecimento público às contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países. A cerimônia anual de entrega da premiação é realizada rotativamente, uma vez em cada país. Ela abre os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que este ano está em sua 31ª edição (40ª edição da Comissão Mista Brasil-Alemanha). A galeria de homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é integrada por ministros de Estado, políticos, empresários e líderes em suas áreas de atuação.

Veja a seguir:

Ano

Personalidade brasileira

Personalidade alemã

Cidade que abrigou a cerimônia

2012

Klaus H. Behrens

Prof. Dr. h.c. Ludwig Braun

Wiesbaden

2011

Sérgio Cabral

Martin Winterkorn

Rio de Janeiro

2010

Miguel Jorge Filho

Bernd Pfaffenbach

Munique

2009

Carlo e Sabine Lovatelli

Karlheinz e Angelika Pohlmann

Vitória

2008

Carlos Mariani Bittencourt

Conde Anton Wolfgang von Faber Castell

Colônia

2007

Hans Prayon

Klaus Meves

Blumenau

2006

Roberto Rodrigues

Jürgen Weber

Berlim

2005

Norberto Odebrecht

Jürgen Harnisch

Fortaleza

2004

Ingo Plöger

Michael Rogowski

Stuttgart

2003

Luiz Fernando Furlan

Hans Stern

Goiânia

2002

Osvaldo Moreira Douat

Lothar Späth

Hamburgo

2001

Carlos Eduardo Moreira Ferreira

Hans Peter Stihl

Curitiba

2000

Wolfgang Sauer

Hans Georg von Heydebreck

Berlim

1999

Roberto Teixeira da Costa

Jürgen Friederich Strube

Belo Horizonte

1998

Roberto Abdenur

Hannelore Leimer

Munique

1997

Jorge Gerdau Johannpeter

Ernst Günther Lipkau

Rio de Janeiro

1996

Hermann H. Wever

Berthold Beitz

Dresden

1995

Eliezer Baptista

Hans Merkle

São Paulo