AHK Paraná lança Grupo de Intercâmbio em Indústria 4.0

IMG_3707A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná) lançou no último dia 8 de março o Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos da Indústria 4.0, coordenado por Fernando Borer, Gestor de Manufatura dos Sistemas Powertrain da Bosch. O grupo iniciou suas atividades com o case da Bosch em Indústria 4.0.   “Imagine uma fábrica inteligente, com máquinas, sistemas, pessoas e produtos conectados, todos interligados a um Big Data, uma rede que engloba toda a cadeia de valor, desde o pedido do cliente até a entrega do produto – isso é o que chamamos de Indústria 4.0, informatização da manufatura ou 4ª Revolução Industrial”, relata Borer.

Durante o encontro, os associados à AHK tiveram a oportunidade de conhecer o know-how da companhia alemã e as estratégias que estão sendo aplicadas na unidade de Curitiba, por meio de palestras e de um plant tour pela fábrica, com exemplos práticos de inovação tecnológica. “Vivemos a informatização da manufatura e o que chama atenção é o potencial que esta revolução traz, a começar pela sustentabilidade do negócio, salto de produtividade, customização dos produtos”, diz Borer. Na Bosch há 16 anos, o engenheiro eletrônico atuou por três anos na sede da empresa na Alemanha, com projetos relacionados à Indústria 4.0.

Ainda de acordo com o coordenador, o foco de atuação do grupo é impulsionar a troca de informações entre os associados. “Durante o plant tour, dividimos os participantes em quatro grupos e seguimos com a visita pela fábrica. Passamos por cinco estações, com apresentações sobre infraestrutura, qualificação de pessoas e alguns casos reais onde já estão sendo aplicadas iniciativas relacionadas à Indústria 4.0”, explica.

A Brose, que participou deste o 1° GIE Indústria 4.0, pretende continuar ativa no grupo, segundo relata Nivaldo Pio Matoso, Gerente Técnico-Industrial da empresa. Ele conta a experiência da organização e fala que a troca de informações, por meio do grupo, será enriquecedora: “no ano passado, iniciamos o planejamento do ponto de vista de conhecer os processos que envolvem a Indústria 4.0. Na realidade, há alguns anos, a Brose na Alemanha já havia começado a desenvolver o MES – Manufacturing Execution Systems – sistema computadorizado que faz a interligação entre as máquinas e avalia em tempo real como está sendo a performance de produção delas”.
 
A Impress Decor, representada pelo Diretor Financeiro-Administrativo Marciel Nogaroto, também foi uma das empresas participantes do encontro, que reuniu mais de 40 associados. Conforme expõe Nogaroto, a Bosch está à frente desta revolução, ao proporcionar grandes aprendizados, compartilhar os desafios e apresentar a infraestrutura necessária para a implementação da Indústria 4.0. “Estou tirando lições que vou poder levar para a minha empresa. Além disso, agora a curiosidade é o que as outras companhias também estão fazendo. Neste primeiro momento, já é possível observar que o grupo enriquecerá o nosso conhecimento, ao trazer informações relevantes para quem busca experiências com a Indústria 4.0.”, conclui.

Para saber mais sobre o novo Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos da Indústria 4.0, entre em contato com a AHK Paraná: ahkparana@ahkbrasil.com / (41) 3323-5958.

Foto: Divulgação AHK Paraná