Digitalização, automação e Internet das Coisas são termos que já foram incorporados ao vocabulário de executivos brasileiros. Apesar de muito se falar sobre as tendências e previsões para os próximos anos, são poucas as empresas que já começaram a reestruturar sua organização a fim de fazer parte da Indústria 4.0. Por conta de seus investimentos na área de digitalização, a empresa química BASF compartilhou suas experiências durante o evento realizado pelo departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), no último dia 8 de maio.
Frithjof Netzer, Vice-Presidente senior e líder do projeto 4.0 da BASF SA, participou do evento sobre a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo para falar sobre as transformações digitais da empresa. Em sua palestra, Netzer descreveu os desafios e as oportunidades que surgiram ao longo da implementação do projeto. “O importante é entrar em contato com o cliente mais cedo, desenvolvendo protótipos rapidamente. Eles devem ser incluídos na fase de testes. Não se deve esperar pela perfeição, sendo necessário agir mais do que planejar”, afirma. O executivo ainda complementou que “por meio da digitalização é possível criar novos mercados, que antes eram inacessíveis para algumas empresas, além de aumentar a eficiência dos processos. Trabalhar melhor e para um maior número de clientes.”
O evento também recebeu o palestrante David Morrell, Sócio da PwC e especialista digital, para falar sobre o cenário digital no Brasil. “Apesar dos números ainda serem tímidos, o potencial de crescimento de soluções digitais no Brasil é grande e será um dos elementos mais importantes da economia brasileira nos próximos anos. É importante que as empresas definam qual tipo de experiência desejam oferecer aos seus consumidores”, compartilhou Morrell.
José Borges Frias, Diretor Estratégico de Inteligência de Mercado e Excelência de Negócios da Siemens, Renato Casali Barão, Supervisor de Manufatura de Engenharia da Volkswagen e Rony Sato, Gerente de Inovação da BASF do Brasil, foram os responsáveis pelas apresentações dos cases regionais brasileiros. Borges falou sobre o MindSphere, sistema operacional da Siemens que ajuda os clientes a customizar aplicativos e que foi destaque na Hannover Messe deste ano. Barão também comentou o ganho em eficiência operacional com a otimização das plantas no Brasil, por meio do uso de ferramentas digitais de simulação. Por fim, Sato apresentou o projeto Vitrine Suvinil, sistema que ajuda os clientes a encontrar pintores e que possibilitou a empresa estabelecer uma plataforma que vincula o seu negócio aos demais elos da cadeia.
Fotos: Divulgação AHK-SP/ Fernando Paraíso