AHK Startups Connected onde interesses se encontram

evento DIT 25.07A iniciativa da Câmara Alemã possibilita o encontro de ideias, negócios e parcerias entre grandes empresas e startups

As inscrições para a iniciativa vão até o dia 04 de agosto

Já parou para pensar no potencial da relação entre startups sedentas a inovar e empresas de grande porte focadas em entregar mais e novos valores para seus clientes? É isso que a Câmara Brasil-Alemanha, por meio do seu departamento de Inovação e Tecnologia, vem promovendo com a iniciativa AHK Startups Connected, que tem como objetivo abrir portas para novas relações de negócios.

Para potencializar essa ação, aconteceu ontem (25) no Campus São Paulo, espaço do Google, mais uma apresentação da inciativa com a presença de representantes das empresas e instituições participantes, que explicaram e deram dicas do que buscam em uma startup. Além de serem divulgados os objetivos e benefícios da iniciativa, o evento foi também uma ótima oportunidade de diálogo e compreensão dos desafios, que nesta edição conta com nove diferentes categorias, cada uma patrocinada/apoiada por uma grande empresa ou instituição. A ideia é buscar soluções para diversos desafios em setores variados, por meio das categorias:  Alemanha (DWIH), Agricultura Digital (Bayer), B2Bank (BMG Uptech), Cidades do Futuro (BASF), Conectividade (Volkswagen), Eletromobilidade (GIZ), Excelência Industrial (Prensas Schuler), Governo Digital (SAP), Inteligência Artificial (Siemens).

As categorias foram definidas a partir das atuais necessidades das empresas e instituições participantes e das tendências em determinadas áreas. A expectativa é que as startups estejam alinhadas aos contextos dos desafios apresentados, proporcionando assim ideias inovadoras para solucionar os desafios.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara, apresentou os detalhes da iniciativa, que chega esse ano a sua segunda edição e que já soma mais de quinhentas startups participantes. “Queremos nessa edição aumentar ainda mais o engajamento entre as startups e as empresas e as instituições participantes. Nossa ideia com a iniciativa é fomentar esse tipo de parceria, gerando novos negócios e novas relações. Por isso, minha dica para as startups que forem se inscrever é fazer um exercício para entender corretamente os desafios de cada categoria para apresentar uma solução certeira e eficaz.”.

O momento contou também com algumas startups que já participaram da iniciativa para contar sobre suas experiências.  Samira Almeida da Storymax, startups vencedora da edição de 2015, falou sobre os benefícios e os desafios do modelo B2B com empresas de grande porte: “O relacionamento entre empresa e startups traz muito aprendizado e é uma das vantagens para que sigamos no caminho do sucesso.”.

A startups oxiot, vencedora da categoria Digitalização da edição de 2016, também participou da programação: “A partir do Startups Connected conseguimos um movimento interessante para o nosso negócio por meio da relação com a AHK. Ela nos possibilitou vários encontros e parcerias que estão nos “acelerando”. A AHK tem uma cadeia de contatos muito rica!”, afirmou Edson Costa.

A iniciativa Startups Connected está com inscrições abertas até o dia 04 de agosto e é aberta para startups estabelecidas no Brasil ou na Alemanha que se identifiquem com uma ou mais categorias da edição.

Confira todas as categorias desta edição e inscreva sua startup pelo site: www.startupsconnected.com.br

 

Foto: AHK São Paulo