AHKs são avaliadas positivamente por clientes


O Instituto TNS Emnid Politik und Sozialforschung de Bielefeld, na Alemanha, realizou uma pesquisa de satisfação de empresas de todo o mundo com as Câmaras de Comércio Exterior alemãs locais, as AHKs.


Encomendado pelo Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha, o levantamento entrevistou 800 empresas que apresentaram um balanço positivo em suas respostas. Nove em cada dez clientes estão satisfeitos com o trabalho das AHKs e as consideram competentes e importantes. Ao todo, 97% das empresas entrevistadas indicaram a intenção de recorrer a uma AHK novamente.


As câmaras de comércio na Alemanha têm importância histórica e presença tradicional no mercado do país. Lá, todas as empresas devem ser associadas a uma câmara local, e, dessa forma, têm suas atividades fortalecidas por uma organização que trabalha no desenvolvimento do comércio e da indústria. Fora da terra natal, a associação de empresas alemãs às câmaras (AHKs) é facultativa, mas é vista com bons olhos. “Nossas AHKs são o pilar sustentador do fomento à economia internacional da Alemanha. A pesquisa comprova isso de forma impressionante. As AHKs cumprem um importante papel, posicionando bem nossos produtos e serviços inovadores, de qualidade e de alto valor nos mercados onde atuam”, exaltou o ministro de Economia e Tecnologia, Dr. Philipp Rösler.


A atuação das câmaras gira em torno de todos os aspectos que envolvem um negócio bilateral. Desde os meandros jurídicos da implantação de uma empresa até as questões comerciais de fato, as AHKs são o braço-direito das empresas alemãs na busca por expansão de suas fronteiras. “Os resultados do estudo mostram que as AHKs alemãs, delegações e representantes são elementos importantes na internacionalização de nossa economia. O direcionamento internacional das empresas é o responsável pelo por esse bom momento econômico”, afirma o presidente do Conselho Alemão de Indústrias e Câmaras de Comércio, Prof. Dr. Hans Heinrich Driftmann.


As empresas entrevistadas no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012 percebem as AHKs especialmente como ponto de partida para novos mercados, sendo que 42% delas declararam ter tido ajuda de uma câmara no aumento de suas exportações e 39% conquistaram novos clientes. Uma em cada cinco empresas encontraram novos fornecedores no exterior com o apoio da entidade.

Divulgação
Divulgação