Alemão: difícil de aprender, fácil de conquistar

Garantir uma oportunidade num mercado de trabalho tão competitivo quanto o atual não é uma tarefa fácil. Cada vez mais, no Brasil, o acesso a faculdades e cursos técnicos vem se tornando mais difícil.


Isso é bom para o desenvolvimento do país, porém exige de nós cada vez mais diferenciais para que possamos conseguir um bom lugar profissional. Sem dúvida, saber falar outra língua, em um mundo tão globalizado, é um bom exemplo de diferencial que pode nos abrir muitas portas. Dominas o inglês é fundamental, mas pode já ser insuficiente.


Assim, o alemão aparece como uma alternativa que ainda tem muito espaço para ser explorada. No Brasil, o número de empresas multinacionais vem crescendo de forma acelerada. O país é o terceiro numa lista de prioridades das empresas multinacionais em seus planos de investimentos no exterior, atrás apenas da Índia e da China.


Nesse universo, as multinacionais alemãs se destacam. Isso significa que a quantidade de oportunidades de bons empregos dentro dessas empresas é muito grande. Além de saber falar e escrever em outra língua, dominar outro idioma desenvolve outras capacidades, como a autoconfiança e a observação. Existem estudos comprovando a melhora do desenvolvimento de pessoas que ao longo dos anos se tornaram bilíngues.


Também não é um exagero dizer que saber falar uma segunda ou terceira língua abre diversas portas no exterior. Ter a fluência em muitos idiomas nos coloca no topo. E o alemão é considerado uma língua importante no mundo todo.


Com a economia firme de seu país, as oportunidades não só de emprego, mas oportunidades de vida são muito grandes. Saber falar a língua alemã é considerado por todos um mérito, pois aprender esse idioma é com certeza um grande desafio.


Ou seja, se tanto no Brasil quanto no exterior saber o alemão faz toda a diferença, e nos abre portas para a vida, não há dúvidas da importância dessa língua em nossas vidas.



-O concurso de redação obedeceu a critérios de seleção contidos no regulamento (ver abaixo). A seleção foi feita por professores e membros do Colégio Visconde de Porto Seguro e por uma comissão julgadora da Câmara Brasil-Alemanha.


– Será feito um sorteio entre os alunos vencedores e um deles ganhará, além da publicação no site Basil Alemanha News, um roteiro guiado oferecido pela Bayer para conhecer a empresa e suas principais áreas de atuação, com o objetivo de levar ao jovem o conhecimento sobre a vida profissional e o funcionamento de uma grande empresa. A data do roteiro será agendada com o aluno após o evento.

Dreamstime
Dreamstime