Bombas de vácuo reduzem consumo de energia

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo realizou em 25 de março, em parceria com a VDI-Brasil, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, mais uma edição do Eventos no Interior. Desta vez o evento aconteceu na Busch do Brasil, localizada em Jarinu, interior de São Paulo, com a palestra “Soluções a vácuo para eliminar o consumo de água e economizando energia elétrica”.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da AHK/SP abriu o evento com uma apresentação sobre as atividades do departamento. Em seguida Matthias Neisser, Diretor Executivo da VDI-Brasil também explicou sobre a atuação da associação.

Hans G. Lang, Diretor da Busch do Brasil, expôs o “Histórico Busch Mundial e Busch Brasil”, “O que é vácuo?” e “Impacto da economia para empresas importadoras”, oferendo aos participantes uma boa visão da área nos aspectos técnicos e econômicos.

Ele destacou que o vácuo é uma tecnologia presente no dia-a-dia, em muitos aspectos da nossa vida. “O vácuo está presente na indústria alimentícia, petroquímica, automobilística, metalúrgica, de semicondutores, química, na produção de embalagens, placas fotovoltaicas e energia eólica, entre muitas outras aplicações”, enumera Lang.

Adriano Campos, Gerente de Vendas da Busch do Brasil, tratou dos temas “Aplicações do vácuo” e “Soluções a vácuo para eliminar o consumo de água e economizando energia elétrica”. Campos apresentou dois cases da indústria cerâmica em que a partir da inserção de bombas a vácuo da Busch foi possível a eliminação do consumo de água para geração de vácuo e economia de energia elétrica, além da redução da geração de lixo.

“Na Cerâmica Faulin, em Laranjal Paulista/ SP, tivemos a economia de 80.334 KW ao ano, o que significou R$ 44.183,92. Já na Cerâmica Santa Cruz, em Buritana/ SP, a redução foi de 182.381 KW ao ano e R$ 89.366,59”, explica.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica e assistir a algumas experiências que demonstraram como funciona o vácuo.