Câmara abre espaço para o ramo de mineração

Mineracao_2016_001-IMAGEMNo dia 7 de abril, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) promove seu primeiro evento na área de mineração. Sob a temática “Desafios Atuais e Atuação do Centro de Competência de Mineração e Recursos Naturais”, o Centro pretende identificar os principais desafios do setor no Brasil e promover o networking entre os presentes.

O Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais (CCMRM) surgiu com o objetivo de promover a articulação entre a indústria alemã e a indústria extrativa brasileira, uma vez que o País se estabelece como um parceiro propício para o abastecimento e a exportação de matérias-primas energéticas e minerais para a Alemanha. Para esse intuito, o Governo Federal alemão aprovou, no ano de 2010, sua estratégia política no setor de Mineração a fim de garantir a longo prazo o suprimento de matérias-primas que sejam sustentáveis e competitivas em nível internacional.

Foi após um estudo, elaborado em 2014 pela AHK São Paulo, sobre o setor de Mineração e de Recursos Minerais no País, que o Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi, na sigla em alemão) autorizou a implementação do Centro de Competência e Mineração e Recursos Minerais no Brasil. O Centro foi oficialmente inaugurado em setembro de 2015 pelo vice-ministro do BMWi, Matthias Machnig.

Atualmente, é coordenado por Alessandro Colucci, especialista da área que atuou durante 12 anos como assessor nas associações profissionais Mining (antes chamadas Máquinas para Mineração), assim como em Máquinas para Construção Civil e Materiais de Construção da Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos (VDMA, na sigla em alemão). Entre outras coisas, Colucci foi responsável por diversos mercados, inclusive pelo da América Latina.

Além de elaborar estudos de mercado, apoiar contatos entre órgãos públicos e empresas e atuar como intermediador para a parceria de negócios, o Centro também organiza eventos técnicos voltados a profissionais do setor com o intuito de promover a troca de experiências. Sendo assim, o evento programado para o dia 7 de abril visa, por meio de um workshop com os participantes, apresentar suas principais atividades para 2016 e levantar questões sobre as principais atuações e desafios da área no Brasil.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/1U9V6i6

Foto: Divulgação AHK São Paulo