Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo anuncia nova Vice-Presidente Executiva

Foto: Thomas Degen

A partir do dia 1º de janeiro de 2023, Barbara Konner assumirá a Vice-Presidência Executiva da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). Konner será a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da instituição em 1916. A sucessão se dará pelo fato da aposentadoria do atual Vice-Presidente Executivo, Thomas Timm.

Barbara Konner assume o novo desafio após 12 anos à frente da operação da câmara alemã na Argentina, na qual atualmente ainda ocupa o cargo de Vice-Presidente Executiva.

Konner é formada em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Colônia na Alemanha e completou seus estudos universitários na Espanha e na Argentina como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Ao longo de sua carreira profissional passou por instituições como a GIZ, a EXPO 2000 Hannover e a Embaixada Chilena na Alemanha. Desde 2002, está diretamente conectada ao mundo das câmaras alemãs tendo sido Diretora para as Américas do Norte e do Sul na Confederação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK). Em janeiro de 2011, assumiu o cargo de Vice-Presidente Executiva da câmara alemã na Argentina.

À frente das atividades e projetos da AHK São Paulo desde 2004, Thomas Timm foi responsável por diversos marcos históricos da entidade, além de estar envolvido na edição de mais de 100 publicações e na realização de cerca de 5.700 eventos associativos da instituição. Ao longo dos 18 anos como Vice-Presidente Executivo, Timm intensificou o contato entre a iniciativa privada e pública criando pontes entre o empresariado alemão no Brasil com autoridades de diversos níveis e de ambos os países.

Em razão de sua gestão a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo figura atualmente entre as maiores e mais significativas câmaras na rede mundial de câmaras alemãs composta por 140 escritórios espalhados por 92 países.

Sobre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo)

A instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil há mais de 105 anos, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre ambos os países.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo conta com 800 empresas alemães e brasileiras que juntas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.

As principais atividades da instituição como eventos, publicações e projetos bilaterais cobrem os mais variados temas como Formação Profissional, Inovação, Startups, Energia e Eficiência Energética, Mineração, Logística, Assuntos Jurídicos e Financeiros, assim como Diversidade e Inclusão.

Por meio da Câmara, as empresas associadas se beneficiam também de uma rede exclusiva e mundial de 140 câmaras alemãs espalhadas por 92 países.