Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo anuncia vencedores da 5ª Edição do Programa Startups Connected

Startups Connected - 5ª Edição
Foto: Divulgação – AHK São Paulo

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) anunciou os vencedores da 5ª edição do Startups Connected, programa de aceleração que fomenta a conexão entre startups e grandes empresas, assim como a cocriação de novas soluções em conjunto com as empresas âncoras a partir de desafios.

A edição deste ano recebeu aproximadamente 200 inscrições de startups com as mais diversas soluções para os sete desafios propostos por empresas alemãs associadas à AHK São Paulo. Após o encerramento da etapa de avaliação, foram selecionadas oito startups que terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com as empresas no desenvolvimento de um projeto-piloto.

A startup vencedora de cada desafio será acelerada durante 3 meses, tendo acesso a diversos benefícios, como assessoria nas áreas de gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas e incentivos à inovação, de acordo com o estágio de maturidade.

Todas as startups selecionadas nesta edição farão uma apresentação durante o primeiro dia do 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, o maior evento de inovação entre os dois países. O pitch acontecerá no dia 24 às 17h30.

Interessados em participar do Congresso podem acessar a programação completa e fazer sua inscrição pelo site http://www.inovacaobrasilalemanha.com.br/. Há a possibilidade de adquirir o ingresso para acompanhar todo o Congresso ou somente os blocos de interesse. Estudantes também têm acesso a um lote com preços diferenciados.

Conheça as vencedoras de cada desafio:

  • Brasil Sustentável – DWIH São Paulo
    PipePredict: oferece uma solução digital para monitoramento em tempo real, localização precisa de vazamentos e manutenção preditiva em água potável e outros sistemas de distribuição de tubos. 
  • Diagnóstico Inteligente – Bayer 
    Mindify: desenvolveu uma solução que apoia os profissionais da saúde a reduzirem burocracia clínica a níveis inéditos, ajudando-os a tomarem decisões mais assertivas com feedback em tempo real, isto é, durante os procedimentos assistenciais, e, como consequência, promove a coordenação do cuidado em clínicas, hospitais ou governos. 
  • Digitalização da Jornada do Paciente – Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    Digitalk: a solução omnichannel oferecida pela startup ajuda a expandir os pontos de contato dos pacientes com todo o time de stakeholders que participa de sua jornada. Com isso, no contexto do Hospital, é possível criar uma rede de comunicação inteligente e a ampliar o relacionamento dos pacientes com os profissionais e serviços que o ajudam a ter um tratamento melhor. O paciente não precisará se adaptar a um canal ou modelo único, pois terá uma gama de possibilidades que o ajudarão em momentos de urgência ou de monitoramento. 
  • Embalagens Sustentáveis Inteligentes – Voith & Klabin
    FiberBio: A startup tem como objetivo o desenvolvimento de um polímero biodegradável voltado para as embalagens, sendo uma alternativa com objetivo de reduzir os impactos nocivos ao meio ambiente causados por plásticos convencionais. O produto é um compósito que tem como elemento principal o amido, que possui alto potencial na produção de filmes flexíveis, de baixo custo, biodegradáveis, além de possuir vasta disponibilidade a partir de recursos naturais.
  • Gestão Inteligente de Energia – Siemens Energy
    MSD Sistemas: oferece uma solução de gêmeos digitais (digital twins) com o uso de algoritmos desenvolvidos sob medida, inteligência artificial e modelos matemáticos, automatizando a coleta de dados e a realização de análises e previsões, bem como disponibilizando dashboards interativos para visualização dos resultados. As aplicações vão desde business intelligence, a desenvolvimento de sistemas e Internet das Coisas (IoT em sua sigla no inglês). 
  • Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura – Siemens
    Mediasoft: desenvolveu uma solução que utiliza Extended Reality (XR) – Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Mista – como ferramentas para promover e alavancar negócios, diminuir custos operacionais e aumentar o faturamento de nossos clientes. 
  • We Care – Qualidade de Vida – BASF
    Nanochemtech: A solução permite o monitoramento ao longo do tempo da microbiota existente no ambiente inanimado hospitalar. Por meio de um resultado apresentado em tempo real, por um Kit composto de IoT e sensores, é possível identificar seletivamente microrganismos potencialmente patogênicos ao redor do paciente, evitando assim possível contaminação do mesmo. Com utilização do equipamento de forma prática, resultados em tempo real e seletivos para determinado microrganismo, a equipe médica poderá adotar medidas preventivas para o controle de surtos.

    TNS: A startup oferece soluções de tecnologia química, focadas em agregar valor ao mercado B2B através de soluções verdes e sustentáveis, levando saúde e bem-estar à sociedade. Com tecnologia versátil, produtos customizados e eficiência comprovada por diferentes normas, nossas tecnologias podem ser aplicadas em diferentes segmentos de mercado como: têxteis, polímeros, tintas, cerâmicos, médico hospitalares, sistemas de filtragens, veterinário, agronegócio, papéis, entre outros.

Neste ano, a partir de uma parceria com a 100 Open Startups, O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação oferecerá aos participantes a principal plataforma de conexões com startups do Brasil, também utilizada em grandes eventos ao redor do mundo: o Speed-Dating.

Essa rodada de negócios acontecerá na tarde do dia 25 de setembro, e será composta por reuniões de 20 minutos de duração cada, pré-agendadas pela plataforma de matchmaking com uma semana de antecedência do evento.

Sobre o Programa Startups Connected:

O Startups Connected é um programa de aceleração, onde empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial. A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo apoia a execução destes projetos facilitando a interação entre as partes e oferecendo metodologias de desenvolvimento ágil e conexão com parceiros em diferentes áreas para obter resultados efetivos e mensuráveis.

Sobre o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação:

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acontece anualmente desde 2012 e é o maior evento de inovação entre os dois países. Idealizado e executado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o congresso visa discutir e apresentar as principais tendências em inovação e tecnologia que estão transformando a sociedade e as empresas. Este ano, o evento conta com a co-realização do DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação); o patrocínio da BASF e o apoio institucional da Startupi e das Jornadas Alemãs do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Serviço:

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação

Data: 24 (10h às 19h30) e 25 (10h às 18h) de setembro

Inscrições e mais informações: http://www.inovacaobrasilalemanha.com.br/