Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo apoia internacionalização de startups

Foto: Pixabay

Como forte ecossistema local de startups, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo proporcionou uma experiência internacional a cinco empreendedores participantes do programa Startups Connected. As startups Biosolvit, MOB I+E, EvoyInfracities e Milenio Bus tiveram a oportunidade de participar do Start.upGermany Tour, iniciativa organizada pela Confederação Alemã de Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK, em sua sigla no alemão).    

Realizado desde 2018, o projeto tem como objetivo realizar delegações de startups do mundo todo para entrarem em contato com o ecossistema alemão, além de fomentar a conexão entre elas. Neste ano, Start.upGermany Tour aconteceu de forma virtual entre os dias 25 e 28 de outubro, reunindo startups das áreas de Tecnologia para Seguros (Insurtech), Cidades Inteligentes (Smart City) e Mobilidade e Logística (Logistics&Mobility).

Na imersão virtual, o grupo selecionado de empreendedores teve a oportunidade de explorar visualmente um dos hotspots mais promissores da Alemanha para startups: Renânia do Norte-Vestfália. Os participantes puderam conhecer grandes corporações, empresas multinacionais e representantes de pequenas e médias empresas alemãs. Além disso, houve o fomento para conhecer e aprender com outras startups, bem como reunir-se com potenciais parceiros, investidores e contatos de negócios. A iniciativa aproximou mais de 170 startups de mais de 30 países. 

“Iniciativas como esta são fundamentais para apoiar a internacionalização de startups brasileiras e inseri-las em um ambiente mais competitivo no qual podem prosperar cada vez mais. A Alemanha, por exemplo, é reconhecida globalmente pela sua força em inovação e quando falamos de startups não poderia ser diferente: o país é um dos mais avançados da Europa quando se fala em números relacionados a startups. Temos orgulho de atuar com iniciativas como esta, isso está no DNA da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo”, comentou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da instituição. 

Com um rico cronograma, o Start.upGermany Tour contou também com uma série de webinars preparatórios para compartilhar conhecimento sobre a região do Reno-Ruhr e sobre a cultura empresarial alemã, além de apresentar dicas práticas para proporcionar a entrada no mercado do país.  

Para o CIO da MOB Innovation + EngineeringMauricio Finotti o Start.UpGermany Tour foi uma oportunidade diferenciada de aumentar o networking com empresas e startups da Alemanha. Durante o programa, identificamos parceiros de negócios que estão em avaliação, e com a etapa de matchmaking identificamos pequenas e médias empresas com as quais iremos nos aprofundar para oportunidades reais de negócios. Realmente uma iniciativa que renderá muitos frutos para a MOB e demais empresas participantes”comemorou. 

As conexões proporcionadas pelo evento também foram destacadas por Guilhermo Queiroz, CEO da Biosolvit: “Participar do Start.upGermany Tour foi uma experiência incrível. O aprendizado e as conexões são os pontos altos do evento. Foi uma honra termos sido selecionados e uma grande oportunidade marcar presença. Estamos colhendo frutos agora e abrindo oportunidades. Agradeço muito ao time pelo evento, afirmou. 

Os webinars e mais informações do evento podem ser acessados por meio do link: https://www.startupgermany.nrw/. A edição 2021 do evento ainda não tem data definida para ocorrer.