Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove workshop sobre sistema alemão de Formação Dual

Foto: SHUTTERSTOCK

O sistema dual existe há mais de 200 anos na Alemanha. No país, que é hoje a quarta maior economia do mundo, a maioria dos alunos está matriculada em cursos técnicos que aliam formação na escola e em grandes empresas, o que permite unir aulas teóricas à experiência prática do mercado de trabalho. No Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) promove este tipo de ensino disponibilizando cursos nas modalidades técnica e superior.

Com objetivo de apresentar os impactos do sistema dual, assim como os benefícios percebidos pelas empresas que já utilizam o sistema dual, a instituição promoverá um workshop presencial em sua sede em São Paulo no dia 29 de agosto a partir das 14 horas.

O evento contará com a presença de líderes de grandes multinacionais como Hans Claassen, CFO na LANXESS do Brasil, Daniela Moscardini, Supervisora da Academia na Volkswagen do Brasil além de ilustres nomes da Audi, Bosch e Rödl & Partner. Estarão presentes também representantes de instituições de ensino parcerias na aplicação do sistema, como o Colégio Humboldt, a Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade Mackenzie. O evento prevê também momentos de networking entre os participantes.

“Na LANXESS participamos do programa de Formação Dual desde 2018 com estagiários que são aproveitados dentro da empresa em áreas como logística ou TI. Tem sido uma ótima forma de treinar e dar oportunidades para a nova geração de profissionais e, em decorrência, a LANXESS recebe pessoas com boa formação”, declarou Hans Claassen, CFO na LANXESS do Brasil.

“O programa de formação dual é um sistema benéfico para todas as partes envolvidas. Os alunos conseguem aprender em um ambiente de trabalho real, tutoreados por profissionais experientes, adquirindo conhecimentos práticos para além da sala de aula. Já as empresas investem em colaboradores qualificados para seus processos internos, diminuindo as taxas de rotatividade de cargos e garantindo profissionais alinhados a sua cultura corporativa”, explicou Patrícia Franco Caires, Diretora de Formação Profissional da AHK São Paulo.

Inscreva-se no evento!

Para saber mais informações sobre Sistema Dual de Ensino Técnico e Superior, clique aqui.

Confira a programação completa do evento:

14h00 • Boas-vindas
Formação Profissional Dual & Superior Dual
Patrícia Caires, Diretora de Formação Profissional na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

14h10 • Quais as vantagens para a Volkswagen em formar mecatrônicos conforme Modelo Dual?
Daniela Moscardini, Supervisora da Academia Volkswagen do Brasil
• Diferenciais
• Economia
• Sustentabilidade

14h40 • Os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas durante a atuação como examinador de provas do curso Dual
Edmar Ianella, Instrutor Eletroeletrônica e Mecatrônica de Aprendizagem Industrial na Robert Bosch
André Maranhão, Gerente de estratégia de vendas, Negócio de Seminovos & Frota na Audi do Brasil

15h00 • Como a Formação Dual contribui para moldar o profissional do futuro
Hans Claassen, CFO na LANXESS do Brasil
Erik Hörner, Diretor do Colégio Humboldt

15h20 • Formação de bacharéis em Engenharia da Computação
Juliana Lopez, Diretora de Ensino Dual na VP de Estratégia Acadêmica da Ânima EducaçãoBruno Antunes, Diretor de Personalização na VP de Estratégia Acadêmica na Ânima Educação

15h35 • Formação de Contadores e Administradores
Liliane Segura, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Mackenzie
Claudio Parisi, Diretor do CCSA na Universidade Mackenzie
Thomas Grieme, Head of Office, Rödl&Partner

16h00 • Encerramento e Networking

Serviço:

Dual Day AHK
Data e Horário: 29.08.2023 das 14:00 às 17:00
Local: Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Rua Verbo Divino, 1488 – 3º andar, Chácara Santo Antônio – São Paulo- SP
Inscrições: Gratuitas, disponíveis no site da instituição