Na última quarta-feira (30) a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) promoveu uma edição do workshop Diálogos no Escuro exclusiva para seus associados.
A partir de uma série de atividades em grupo realizadas completamente no escuro, os participantes vivenciaram uma experiência de diversidade, inclusão, empatia e conexão.
Com mais de 30 anos, o projeto faz parte das experiências de aprendizagem da empresa alemã Dialogue Social Enterprise e já passou por 140 cidades, de mais de 40 países.
Tendo como facilitadores pessoas com deficiência visual, a dinâmica do workshop foi conduzida por Luiz Calina, Head of Finance, Operations and D&I da Diálogo no Escuro. “A experiência propôs uma reflexão profunda sobre empatia e compreensão dos desafios e trajetórias de outras pessoas a partir de uma conexão sensorial”, explicou Calina, completando que por meio dessas interações, o workshop se propõe a “quebrar barreiras e diminuir o preconceito a partir do conhecimento e da troca de experiências”.
Após a realização dos desafios propostos, o grupo retorna para um ambiente iluminado e é convidado a compartilhar suas experiências e observações. “Entendo que a empatia está relacionada a compreender o outro, estar em seu lugar, sentir suas dores. E é a partir da empatia que nasce o respeito pelo outro”, analisou Thabata Marengo, da Evonik, ao fim do exercício.
“A melhor palavra para definir essa experiência é diferente e enriquecedora. O momento de diálogo no escuro é muito profundo e serve para te conectar com as outras pessoas”, completou Marco Antonio Almeida, da Mercedes-Benz.
Conheça outras iniciativas de Diversidade e Inclusão da AHK São Paulo