Câmara Brasil-Alemanha e EMBRAPII firmam acordo de cooperação na presença de Ministro alemão Robert Habeck

Foto: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Neste domingo (12), a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) assinaram um Acordo de Cooperação estreitando os laços para cooperação bilateral.

A assinatura do acordo aconteceu em Belo Horizonte, e contou com a participação do Ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Dr. Robert Habeck; Manfredo Rübens, Presidente da AHK São Paulo e Presidente da BASF para a América do Sul, e de Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMBRAPII. A mediação da solenidade foi feita por Dr. Wolfgang Niedermark, membro do Executive Board da Confederação da Indústria Alemã (BDI).

O grupo está em Minas Gerais para participar da 39ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

O texto do memorando detalha o desejo de estabelecer uma cooperação para execução de ações conjuntas que contribuam para firmar uma estreita relação entre ambas as instituições, visando apoiar e estimular projetos e arranjos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) que fortaleçam a cooperação entre o Brasil e a Alemanha no campo da inovação e sustentabilidade, bem como fomentar projetos de inovação entre startups e empresa, além de facilitar o acesso aos instrumentos de fomento da EMBRAPII.

“Como representantes da economia alemã no Brasil, entendemos que a parceria com a EMBRAPII é estratégica para o fortalecimento e aumento de competitividade da indústria brasileira, especialmente pequenas e médias empresas (PMEs), nas áreas de inovação aberta, economia verde e transição energética”, afirmou Manfredo Rübens.

Dentro das expectativas do acordo são esperados pesquisas, levantamentos e compartilhamentos de informações com o intuito de identificar as principais demandas e necessidades da indústria local, com especial foco em startups e PMEs; desenvolvimento, planejamento e execução de projetos, eventos e iniciativas no âmbito da inovação aberta, promovendo conexões entre empresas, startups e entidades de pesquisa do Brasil e da Alemanha em prol de soluções industriais inovadoras; o apoio bilateral ao desenvolvimento de mecanismos de apoio e fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação entre o Brasil e a Alemanha; e a cooperação nas áreas de economia verde e transição energética, com foco especial em bioeconomia e hidrogênio verde, com o objetivo de atender o cenário atual da indústria brasileira e possíveis cooperações internacionais.