Câmara Brasil-Alemanha homenageia Ministro Dr. Gerd Müller com árvore Samaúma

Foto: AHK São Paulo / Carlo Ferreri

Durante o Diversity Dinner, evento realizado no dia 08 de julho e ocasião da visita do Ministro para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Dr. Gerd Müller, a Câmara Brasil-Alemanha preparou uma homenagem especial ao Ministro.

Durante o evento ele foi presentado com um certificado referente a uma árvore Samaúma, uma espécie nativa da floresta Amazônica. Característica do bioma amazônico, a espécie pode alcançar até 50m de altura.

Plantado na Fazenda Santo Amaro, no município de Breves, no Pará, o exemplar presenteado ao Ministro é uma árvore jovem, com cerca de 20m de altura e que será permanentemente protegida pela instituição.

A iniciativa faz parte da política da Câmara Brasil-Alemanha de compensação das emissões de CO2 de suas atividades. Desde 2008 todas as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) são levantadas anualmente e seu impacto no meio ambiente é compensado com certificados de créditos de carbono. 

As emissões são anualmente compensadas com créditos de carbono do projeto ECOMAPUÁ de preservação de mata amazônica em parceria com a Sustainable Carbon.

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas.

Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Com este exemplo, a Câmara Brasil-Alemanha contribui para a proteção do Clima substituindo os efeitos negativos de suas atividades pelo financiamento de ações de preservação de mata nativa.

 Sobre o Diversity Dinner

Nesta segunda-feira (08/07) o Ministro para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Dr. Gerd Müller, foi recebido em um jantar no Club Transatlântico com membros da Presidência e Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha, além de representantes de ONGs e organizações sociais.

Representada por Maite Leite, Chief Country Officer Deutsche Bank Brasil; Martin Duisberg, Chief Representantive do DZ BANK e Thomas Timm, da Câmara Brasil-Alemanha, a Presidência da instituição assinou um Termo de Compromisso em prol da Diversidade, formalizando o engajamento do empresariado alemão presente no Brasil na causa da promoção de oportunidades iguais para todos e todas.

Para apresentar ao Ministro Müller alguns destes projetos de promoção da diversidade no ambiente corporativo foi organizada uma exposição. Participaram da exposição: BASF, Bosch, CEERT, Club Transatlântico, DGRV, Diversity BBox, Geledés, GIZ, Lufthansa, Mais Diferenças, Mercedes-Benz, ODS, ONU Mulheres, Pacto Global, Parada Gay, Representação do Estado da Baviera, Siemens, Tree Registry, Woman Going Digital e a própria Câmara Brasil-Alemanha com um estande sobre a publicação Engajamento Social.

Servindo como exemplo para nossos associados, a Câmara também alinhou suas atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Clique aqui para mais informações sobre o Diversity Dinner