Câmara Brasil-Alemanha promove agenda econômica com Vice-Chanceler da Alemanha, Dr. Robert Habeck

Foto: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Na manhã desta terça-feira (14), o Vice-Chanceler da Alemanha e Ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Dr. Robert Habeck se reuniu novamente com membros do empresariado alemão no Brasil para um encontro fechado com CEOs. Durante a reunião, moderada por Manfredo Rübens, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) os CEOs convidados compartilharam com o Ministro e sua delegação de empresários breves panoramas sobre diferentes setores da economia, como a indústria química, automobilística, de infraestrutura e o setor aéreo.

Além de destacar as características naturais que fazem do Brasil um potencial fornecedor global de energia e parceiro estratégico da Alemanha para alcançar seus objetivos climáticos, Rübens frisou ainda que o Brasil se destaca também por seu imenso potencial humano. “O Brasil é um exportador também de talentos. É um País formado por pessoas criativas, talentosas e com uma mente voltada à inovação. Esse é mais um dos pontos que favorece o trabalho conjunto com startups fomentando a inovação aberta entre empresas, startups e instituições de ensino”.

Outro tema que permeou a conversa foi o ainda não firmado Acordo de Bitributação. Presente nas quatro propostas apresentadas pelas Câmaras Brasil-Alemanha ao Governo alemão por ocasião da visita do Chanceler Olaf Scholz, o assunto foi abordado diretamente pelo Ministro. “Entendemos que há outras nações e acordos de bitributação firmados com o Brasil que facilitam os negócios e parceria bilateral. Estamos debruçados sobre o tema e esperamos que até o outono alemão possamos fechar um acordo para seguirmos fortalecendo o relacionamento entre o Brasil e a Alemanha”.

Ao longo da rodada de apresentações, o Ministro Habeck e representantes da sua delegação tiraram dúvidas sobre os segmentos apresentados e se informaram ainda mais sobre a economia alemã presente no Brasil há mais de 100 anos. Entre os assuntos de destaque e que representam oportunidades de cooperação bilateral estão energias renováveis, formação profissional, inovação aberta e startups.

Após o encontro com os CEOs, o Ministro Habeck seguiu para discussões com o Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, também presente em Belo Horizonte por ocasião da abertura da 39ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Briefing econômico e rodada de discussões sobre financiamento

As Câmaras Brasil-Alemanha se reuniram na manhã de domingo (12) com o Vice-Chanceler e Ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Dr. Robert Habeck, juntamente ao Ministro alemão de Alimentação e Agricultura, Cem Özdemir.

O encontro fez parte de uma intensa agenda de compromissos da dupla no Brasil e aconteceu em Belo Horizonte (MG).

Durante o briefing econômico, Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, ofereceu aos ministros um amplo panorama sobre o mercado brasileiro e todo o potencial da indústria local. Em sua apresentação, Barbara destacou a força do ecossistema nacional de inovação, reforçando o papel do Brasil como um berço de startups. Além disso, destacou a importância de uma rápida ratificação do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Dietmar Sukop, Vice-Presidente Executivo do AHK Rio Grande do Sul, contribuiu na discussão reforçando o papel do agronegócio brasileiro e o seu contínuo potencial. Por fim, Hanno Erwes, Vice-Presidente Executivo da AHK Rio de Janeiro, ficou encarregado do tema de energia. Além de apresentar as características nacionais que fazem do Brasil um parceiro estratégico para transição energética, destacou o potencial brasileiro para geração de energias renováveis, especialmente, na área de hidrogênio verde.

Após o briefing, a delegação de empresários alemães que acompanham ambos os Ministros em suas programações em solo brasileiro tiveram a oportunidade de participar de um almoço sobre oportunidades de financiamento no Brasil. Moderado por Dr. Christian Roschmann, Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o encontro reuniu representantes do setor privado e além de representantes do Ministério Alemão de Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK).

A visita é acompanhada por uma delegação de empresários alemães e inclui a participação no 39° Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em Belo Horizonte nesta segunda e terça-feira sob o lema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”.