Câmara Brasil-Alemanha recebe Banca Examinadora do curso de Formação de Tutores

Comitê Formação de TutoresInspirado no modelo alemão Ausbildung der Ausbilder (AdA/AEVO), o curso Formação de Tutores no Brasil, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, tem como objetivo garantir o alto nível de qualificação dos treinadores, uma vez que o trabalho desses profissionais afetará diretamente no desempenho da formação de jovens aprendizes na empresa.

Seguindo o padrão alemão de formação dual, é formado um comitê, que realiza as avaliações práticas e teóricas deste curso. Nesse sentido, no último dia 6, foi realizado o segundo encontro da Banca Examinadora do curso Formação de Tutores.

Na reunião, foram destacados os pontos mais importantes desta iniciativa pioneira, como o formato do curso, metodologia, estrutura das avaliações e o objetivo da Formação Profissional. Esta banca é composta, em sua maioria, por especialistas em pedagogia, bem como colaboradores de empresas alemãs que possuem experiência em treinamento e que lidam, diariamente, com a formação profissional dual.

“O objetivo do curso é muito interessante, porque esses alunos, quando chegam na empresa, possuem uma visão muito teórica que vem da escola. É importante adaptar o que eles aprenderam à realidade de uma empresa”, disse o presidente da Banca, Sr. Andre Keri, também mestre de Treinamento da Voith Paper Máquinas e Equipamentos Ltda. “As pessoas precisam estar preparadas para enxergar esse lado inexperiente do aprendiz, para que ele possa transcorrer um período de adaptação tranquilo”.

“Pelos candidatos que eu observei hoje, o resultado foi muito bom. É também uma experiência muito gratificante acompanhar esses profissionais e poder colaborar de alguma forma. É sempre uma troca, aprendemos alguma coisa com eles e eles aprendem com a gente”, finaliza Keri.

As provas teóricas aconteceram hoje (19) e as práticas ocorrem amanhã, ambas nas dependências da Câmara Brasil-Alemanha.  

Foto: AHK São Paulo