Câmara Brasil-Alemanha reconhece projetos inspiradores na 1ª edição do Prêmio da Indústria Alemã

Foto: Ruy Hizatugu.

Projetos transformadores e de impacto social e ambiental foram celebrados e reconhecidos na noite desta quinta-feira (28) na cerimônia da 1ª edição do Prêmio da Indústria Alemã. Promovida pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), a iniciativa reconheceu empresas cujos projetos contribuem ou contribuíram para, ao menos, dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

EMDOC, Companhia Melhoramentos e Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus levaram o troféu em suas respectivas categorias – empresa de micro e pequeno porte; empresa de médio porte; e empresa de grande porte.

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, durante o AHK Celebra, tradicional encontro de fim de ano dos associados à instituição.

Signatária do Pacto Global da ONU desde 2008, a AHK São Paulo lançou o prêmio com o objetivo de homenagear empresas que, por meio de suas iniciativas, promovem uma transformação sustentável. Tendo a replicabilidade como um dos pontos de avaliação dos projetos inscritos, a iniciativa prevê, também, a inspiração para outras companhias por meio do compartilhamento de boas práticas dos cases reconhecidos.

“Esse reconhecimento reflete o compromisso das empresas alemãs presentes no Brasil em adotar práticas cada vez mais sustentáveis e inovadoras. Nossa Câmara atua na conexão e apoio dessas iniciativas aumentando o seu impacto e criando cada vez mais valor”, reforçou Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da instituição.

Confira os projetos vencedores da 1ª edição do Prêmio da Indústria Alemã:

CATEGORIA EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE: EMDOC Serviços Especializados

Foto: Ruy Hizatugu.

O Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR), foi criado em 2011 com o apoio institucional da ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. O PARR consiste em um banco de dados que une a prospecção de vagas em empresas com o cadastro de pessoas refugiadas em uma plataforma própria, apoiando os refugiados e solicitantes de refúgio que buscam recomeçar a vida no Brasil, por meio da inserção e integração laboral.

Desde 2011, o PARR já ajudou mais de 3 mil refugiados e solicitantes de refúgio com apoio em processos seletivos e contratações. Adicionalmente, o projeto promove também a capacitação do setor privado e suporte a processos seletivos e contratações.

Para mais informações, clique aqui

CATEGORIA EMPRESAS DE MÉDIO PORTE: Companhia Melhoramentos de São Paulo

Foto: Ruy Hizatugu.

A Companhia Melhoramentos de São Paulo se destacou com seu projeto de embalagens inovadoras e sustentáveis feitas de matérias-primas renováveis, como fibras de celulose. Anualmente, cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos são descartados e essas embalagens surgem como substituição às embalagens de plástico tradicionais, já que além de serem compostáveis, possuem um custo competitivo em relação ao plástico.

Além disso as embalagens são projetadas para resistir à gordura, umidade e temperaturas extremas, podendo ser usadas desde o freezer até o forno convencional a 220 graus, substituindo com eficiência o plástico de uso único.

O início das operações é previsto para o primeiro trimestre de 2025 e busca geração de 60 novos empregos; fortalecimento das comunidades com parcerias com fornecedores locais e internacionais para impulsionar a economia; redução do desmatamento com o uso de fibras de árvores provenientes do manejo sustentável certificado; e redução do plástico de uso único e, portanto, a poluição plástica.

Para mais informações, clique aqui

CATEGORIA EMPRESAS DE GRANDE PORTE: Mercedes-Benz do Brasil Caminhões e Ônibus

Foto: Ruy Hizatugu.

A Mercedes-Benz foi reconhecida por um projeto que colabora com a meta de atingir a neutralidade de CO2 nas fabricas da DaimlerTruck em todo o mundo. Por meio de uma parceria com a Raizen Power para a produção de energia fotovoltaica, a iniciativa irá impactar a produção de caminhões e ônibus, que terá energia 100% sustentável e verde.

A construção de uma usina solar em Santana de Matos (RN) abastecerá não apenas a planta, mas também prevê ações sociais, como a iluminação de uma escola local, o fornecimento de energia elétrica gratuita para unidades da prefeitura e a construção de abrigos nos pontos de ônibus.

O impacto ambiental positivo equivale a plantação de aproximada de 140 mil árvores, ou 20 mil toneladas de CO2 por ano.

Para mais informações, clique aqui