Câmara Brasil-Alemanha reúne executivos para discutir “fomentos à inovação”

GTITDia 13 de abril de 2016, ocorreu na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, a sexta reunião do Grupo de Trabalho de Inovação e Tecnologia, que tem como objetivo promover a inovação e tecnologia como diferenciais competitivos e incentivar o apoio às atividades do próprio departamento.

Durante a ocasião, palestras ministradas por especialistas da Consultoria Pieracciani e discussões acerca do tema “Fomentos à Inovação” foram realizadas, levantando algumas questões relevantes para o desenvolvimento de soluções, ideias e processos abrangentes às instituições participantes.

Fomentos disponíveis na atualidade, itens reembolsáveis pelos incentivos fiscais e adequação de fomentos para cada empresa puderam ser aprofundados, levando em consideração a necessidade da análise de estratégias inovadoras, que devem estar alinhadas com a estratégia corporativa, incluindo aspectos econômicos e financeiros da companhia, sendo ideal avaliar diferentes fontes de fomento para um mesmo portfólio de projetos.

A identificação de um fomento para os ramos da Inovação, e de que forma pode se envolver incentivos em estratégias inovadoras foram outros questionamentos levantados pelos participantes. Segundo os especialistas presentes, a maioria dos fomentos comtemplam as atividades de pesquisas básica, aplicada, de desenvolvimento experimental, e de serviços de apoio técnico, sendo a radicalidade da inovação e o risco muito maiores nos casos de projetos privilegiados, com ou sem financiamentos reembolsáveis.  

Muitos outros tópicos e discussões foram geradas durante o período de reunião, ocasionando em um documento contendo perguntas e respostas, o qual pode ser passado para outras empresas e para demais instituições com o intuito de facilitar o entendimento dos temas e a comunicação interna e externa entre as empresas, sendo elas associadas à Câmara Brasil-Alemanha ou não. Para conferir o documento, clique aqui.

Para os interessados em saber mais sobre as atividades do Grupo de Trabalho de Inovação e Tecnologia, entrar em contato com: inov.assist@ahkbrasil.com

Foto: Divulgação AHK São Paulo/Fernando Prado Paraíso