Competição online da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo ‘Gênios da Ciência’ anuncia vencedores

Foto: Divulgação AHK São Paulo

A competição online Gênios da Ciência, que tem como objetivo engajar jovens estudantes do ensino fundamental pela ciência, anunciou os vencedores da segunda edição. Os alunos Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues, do Grupo Educacional Leonardo da Vinci; e Yan Andrade Garcia, do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, conquistaram o primeiro lugar nas duas etapas do campeonato, dentre mais de 600 participantes de oito escolas do Brasil. Eles serão premiados com tablets.

O campeonato foi reativado em 2020, com o objetivo de apoiar alunos e educadores neste momento delicado causado pela pandemia do Coronavírus. A ideia é driblar as dificuldades que o distanciamento social possa causar, além de mitigar o impacto no ensino prático de qualidade. Para Manoel, a competição foi muito válida. “São vários experimentos e temos que usar muito a cabeça, porque não são fáceis. Eu fiquei feliz com o primeiro lugar, porque vi que meu esforço e perseverança deram certo”.

O pai de Yan, Gustavo Tavares Garcia, também expressou seu contentamento com a participação do filho na competição. “Quero externar que foi uma das atividades mais interessante que já vi e que o Yan teve que pesquisar muito para chegar aonde chegou. Esse é o objetivo de todo educador, instigar os alunos à curiosidade e ao autoconhecimento”.

Realizado em três continentes, o Gênios da Ciência é baseado no projeto “Experimento 10+”, criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha). Desde 2017, o projeto também conta com a versão brasileira, desenvolvida a partir da parceria entre a Fundação Siemens e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. No jogo, estudantes de 10 a 14 anos são convidados a solucionar desafios de uma cidade envolvendo as áreas de saúde, higiene, energia, meio ambiente e sustentabilidade. O intuito é desmistificar e despertar o interesse pela Ciência por meio da investigação, criatividade e aplicação do pensamento científico.

“Para nós é uma oportunidade muito positiva poder oferecer o jogo Gênios da Ciência em um momento tão delicado para a educação em todo mundo. Atualmente, as crianças já estão acostumadas a buscar entretenimento com conteúdos digitais, esta, porém, não era a mesma realidade em muitas escolas na hora de transmitir seus conteúdos, principalmente, pensando em um ensino remoto. A segunda edição do jogo Gênios da Ciência tem também o objetivo de facilitar a convergência entre estes dois mundos, entretenimento e ensino à distância, oferecendo para os alunos um jogo no qual os melhores ranqueados são premiados no final. Para os professores, trata-se de uma ferramenta complementar para enriquecer suas aulas e objetivos educacionais”, comentou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

A data da 3ª edição da competição Gênios da Ciência ainda não foi definida.