Conferência Digital Brasil-Alemanha da Indústria Aeroespacial discute principais tendências para o setor

Foto: AHK São Paulo.

Nesta segunda-feira (07), profissionais brasileiros e alemães da Indústria Aeroespacial se reuniram em uma conferência digital promovida pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. A Conferência Digital Brasil-Alemanha da Indústria Aeroespacial teve como objetivo debater as principais tendências do setor, além de promover avanços bilaterais entre instituições e especialistas deste segmento. Detentor da maior indústria aeroespacial da América Latina, o Brasil tem registrado crescimento exponencial no setor.

Em sua fala de abertura, Alessandro Colucci, Diretor de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, destacou a importância do evento e agradeceu o apoio do Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha (BMWi). “Essa conferência faz parte de um programa de incentivo do BMWi para pequenas e médias empresas alemãs. Este tipo de evento é importante para aproximar ainda mais Brasil e Alemanha e, assim, criar novas oportunidades de cooperação”, afirmou.

A primeira convidada do dia foi Sabine Honer, Responsável pela Divisão Aeroespacial no Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha (BMWi), que fez uma breve apresentação do Programa de Desenvolvimento de Mercado para PMEs.

“É muito bom que apesar da crise do coronavírus a indústria agora possa olhar para o futuro e se preparar para a recuperação após a pandemia. As empresas brasileiras e alemãs têm uma profunda amizade de muitos anos e vemos muito potencial na cooperação”, afirmou, completando que em 2016 as cidades de São Paulo e São José dos Campos receberam uma delegação alemã para o segmento aeroespecial e em 2018 foi a vez de uma delegação brasileira visitar Berlim.

Batizado de “Panorama da indústria aeroespacial alemã”, o primeiro bloco de apresentações do evento contou com as participações de Stefan Berndes, da Associação Alemã das Indústrias Aeroespaciais (BDLI), Pauline Medori, do cluster Bavairia e Olaf Krüger, da Süderelbe.

Entre os principais temas abordados estavam as oportunidades de aprofundar os contatos econômicos, impulsionamento de projetos e conexão de atores, além dos desafios que as mudanças climáticas agregam ao setor.

Iniciando a rodada de apresentações das empresas convidadas, Andreas Vogler, Diretor da Andreas Vogler Studio, exemplificou como arquitetura e design aeroespacial podem fugir do óbvio e ser marcados por produtos sofisticados e inovadores.

Em seguida, Klaus Müller, Fundador da KMue Consult, apresentou uma parcela do vasto portfolio da empresa em soluções de manufatura aditiva e impressão 3D.

Em seu pitch, Tobias Geißinger, Diretor geral da umlaut GmbH, compartilhou com os participantes uma parte do portfolio de serviços da companhia, com destaque especial para o modelo Beluga XL, maior avião cargueira da Airbus.

A apresentação seguinte ficou a cargo do Dr. Steffen Kress, Diretor geral na COTESA GmbH, que apresentou suas soluções para aplicações de compósitos não apenas na indústria aeroespecial, mas também automotiva, engenharia e serviços de testes, sempre com foco na viabilidade do projeto.

Encerrando o primeiro bloco de apresentações, Ashfaq Qadri, da FlexiCAM GmbH, apresentou os serviços em usinagem e maquinário que pode ser personalizado para o cliente, oferecendo diferentes opções, áreas de fusos e controles.

O evento contou ainda com uma mesa-redonda com dois especialistas da indústria aeroespacial brasileira: Rodrigo Mendes, do Parque Tecnológico São José dos Campos / Brazilian Aerospace Cluster e Ronnie Rego, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mediado por Alessandro Colucci, o painel discutiu o impacto da pandemia para a indústria aeronáutica brasileira e as principais perspectivas para o setor.

“O Brasil é um país acostumado com crises. Este momento é marcado pela observação de chances para o setor, por meio da manufatura avançada, indústria 4.0 e mobilidade elétrica. Estabelece-se um cenário onde vemos novos players colocando suas competências”, afirmou. Ele comentou ainda o programa Rota 2030: “Há uma importante movimentação no sentido de que as soluções sejam relacionadas à mobilidade de forma geral, uma vez que alguns pontos que se aplicam ao setor automotivo também se aplicam ao setor aeroespecial”, explicou.

Abordando soluções de automação para compósitos complexos, Arne Muncke, da Cevotec GmbH, compartilhou detalhes da visão geral do processo de Fiber Patch Placement, tecnologia de lay-up flexível para compósitos complexos de alto desempenho e suas aplicações na indústria aeroespecial, automotiva e médica.

As medições em fluidos também fizeram parte do escopo do evento, por meio de uma apresentação da Dr. Tamara Guimarães, da Vectoflow GmbH. Ela apresentou uma gama de sondas customizáveis para o cliente em termo de geometria e materiais, de ferro e aço inoxidável até cerâmica.

Michael Klausnitzer, Diretor geral da Micronise GmbH, assumiu a palavra em seguida para discursar sobre as soluções avançadas da empresa para controle de qualidade, entre elas inteligência artificial, tomografia de Raio-X e triangulação a laser.

Em seguida foi a vez de Thomas Schuld, Gerente de programação da E.I.S. Electronics GmbH, apresentar o portfolio de serviços da empresa para interconexão, desenvolvimento de projetos, design de interiores e acabamento.

Entrando no âmbito de novas tecnologias para a indústria de Defesa, Stefan Billep, Diretor de vendas América Latina da HENSOLDT Sensors GmbH, compartilhou as soluções da empresa para sensores de alta performance para todos os tipos de ambientes (marinho, aéreo e terrestre).

A última apresentação do dia foi responsabilidade de Andre Hinüber, Diretor geral da HENSOLDT Avionics GmbH. Em seu pitch ele exemplificou os principais produtos da empresa para reconhecimento situacional e sistemas de gerenciamento de missão.