Conferência digital reúne experts para debater tendências de logística, E-commerce e armazenamento

Nesta terça-feira (14), a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promoveu a Conferência Digital Brasil-Alemanha de Logística, E-commerce e Tecnologias de Armazenamento. Realizado com o apoio do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi), o evento convidou profissionais brasileiros e alemães para debater tendências do setor, estabelecer uma oportunidade de diálogo e promover avanços bilaterais entre instituições e especialistas deste segmento.

Alessandro Colucci, Diretor de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo deu as boas-vindas aos participantes e destacou: “Essa conferência tem como objetivo promover sólidas oportunidades de cooperação entre empresas brasileiras e alemãs do setor.” “O e-commerce vem crescendo vertiginosamente no Brasil, mesmo antes da pandemia e apesar dela e, por isso, as tecnologias de e-commerce e armazenamento vêm sendo muito demandadas”, acrescentou Loana Lima, Diretora Administrativa Adjunta de Entrada de Mercado e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro.

Convidado para falar sobre a evolução do comércio eletrônico no Brasil, André Iizuka, Diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) compartilhou com os participantes um panorama do setor e todo o potencial de crescimento para os próximos anos. “Dos 213 milhões de brasileiros, apenas 141 milhões são usuários da internet. Destes, apenas 72 milhões fazem compras online. Nós vemos um potencial crescente no Brasil para o setor de e-commerce. A projeção é de que tenhamos 100 milhões de e-shoppers até 2025”, afirmou.

Dando início à rodada de apresentações das empresas convidadas, Thomas Grahl, CEO da blue automation GmbH, compartilhou soluções de comissionamento por meio de gêmeos digitais: “Quereremos reduzir o tempo de comissionamento na instalação, pois esse é um fator de custo bastante alto. Por meio de gêmeos digitais podemos testar tudo na nossa instalação na Alemanha, simulando tudo previamente e antecipando os erros”, explicou.

Com o mote “O papel ficou no passado”, Eduard Meiler, CEO da Devacon GmbH, apresentou soluções móveis para gestão de dados. “Uma empresa que usa ferramentas como dispositivos móveis consegue processar os dados mais rapidamente. A documentação digital agrega autenticidade aos documentos, maior assertividade na coleta e gestão de dados e traz aumento de produtividade”, afirmou. Chamada eMODAT, a plataforma da empresa permite a integração de dados com funcionalidades online e offline para documentar estoques, controle de qualidade, suporte ao cliente, monitoramento de falhas, entre outras aplicações.

Em seguida, Thilo Heffner, CEO da Efficiency Systems, compartilhou com os participantes soluções para monitoramento e alerta online por meio de uma plataforma no conceito Plug&Play. “Nós utilizamos a plataforma IoT das empresas com uma abordagem disruptiva. As empresas podem se permitir a digitalização sem riscos a partir de uma modelo baseado na subscrição.”

Encerrando a primeira parte do evento, Georg Seitz, CEO da CSD Transport Software GmbH, apresentou o TransWarePRO (Transport Management System) e o conceito de implementação da logística 4.0 a partir de módulos. “São sensores que permitem que atividades antes manuais possam ser realizadas de forma automatizada. Nosso objetivo é focar no fluxo de trabalho para eliminar o trabalho manual, ensinando o sistema, para que aprenda e trabalhe sozinho”, explicou, completando que a plataforma permite a criação de interfaces individuais customizáveis para cada cliente.

Abrindo o segundo bloco da Conferência, Lukas Häring, Gerente de Vendas da oculavis GmbH, apresentou soluções baseadas em realidade aumentada (AR) para processos de engenharia mecânica e de instalações. Em sua apresentação ele evidenciou quão impactante pode ser a falta de manutenção preventiva de máquinas. “Cerca de 864 bilhões dólares por ano são gastos com paradas de máquinas”, destacou.

Logo em seguida, Hanns-Christian Wüstner, CEO da Socratec Telematic GmbH, assumiu o palco para falar sobre sistemas telemáticos para aplicações de segurança e gerenciamento de frotas usando rastreamento GPS.

Depois foi a vez de Jörg Jonas-Kops, CEO da nxtBase technologies GmbH, apresentar soluções de manutenção inteligente e logística alimentadas por inteligência artificial. 

Também falando sobre otimização para logística, Daniela Ginsel, Diretora de Vendas de Exportação da WERMA Signaltechnik GmbH + Co. KG, mostrou aos participantes diferentes soluções de sinalização. “Uma sinalização eficiente na linha de produção mobiliza a equipe rapidamente para o local do problema, melhorando os processos e oferecendo análises e relatórios mais inteligentes.”

A última apresentação da Conferência ficou a cargo de Dietmar Hoffbauer, CEO da P+L Hoffbauer & Co. GmbH, que falou sobre gerenciamento de projetos de logística geral e intralogística para a indústria.

As empresas que palestraram na conferência fazem parte da Delegação de Logística, E-commerce e Tecnologias de Armazenamento, realizada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 pelas Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e Rio de Janeiro com o apoio do BMWi. Além da Conferência as empresas da delegação farão também reuniões individuais com representantes de empresas brasileiras que estejam interessados em estabelecer parcerias comerciais.