Congresso Ecogerma acontece em São Paulo


A edição 2014 do Congresso Ecogerma, um dos maiores eventos de sustentabilidade do País promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, ocorre nos dias 5 e 6 de agosto no Club Transatlântico, em São Paulo. Este ano, a iniciativa acontece sob a temática “Visions of the Future”.


O primeiro dia do evento, nesta terça-feira (5), abordou o tema “Uso eficiente de recursos na Indústria”, apresentado por Alicia Aparecida Baptistello Pio, gerente do departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).


Segundo Pio, a sociedade atual exige, além da qualidade, a responsabilidade socioambiental das empresas e os mercados de capitais buscam dividendos e boa governança corporativa.


Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, feita em 2007, que traçou um perfil recente das empresas globais, “zero footprint” (produção sem desperdício de resíduos com processo de reciclagem e reuso), comprometimento com a conservação dos recursos naturais e a capacidade de renovação dos mesmos, responsabilidade socioambiental e comunicação empresarial por meio do diálogo são algumas das principais metas empresariais.


Além disso, Pio também apresentou alguns resultados tirados da Revista Análise de Gestão Ambiental sobre o uso eficiente de recursos na indústria: 86% das companhias possuem políticas ambientais, 84% tem programas de comunicações e ações ambientais, 80% adotou boas práticas na redução do consumo e reuso da água, 66% diminuiu a geração de resíduos (60% delas com metas de reciclagem) e 50% realiza projetos para a redução da emissão de gases de efeito estufa.  

SXC
SXC