Aliar prática à teoria é essencial para um aprendizado profissional de qualidade. No momento da graduação, este tende a ser o principal objetivo de todo estudante. No entanto, já é possível começar a “aprender trabalhando” ainda cedo, sem atrapalhar ou comprometer os estudos. Essa é a premissa da Formação Profissional Dual, um método de ensino profissionalizante popular na Alemanha e presente há 34 anos no Brasil.
Diferente da formatação do curso técnico regular, a principal característica do Dual é a divisão do tempo entre ensino prático e teórico. Para tanto, o aluno intercala, a cada dois meses, o estágio em uma empresa e o estudo na instituição de ensino. Essa junção fará com que o aluno obtenha as qualificações necessárias para sua área de atuação após o término do curso, que tem duração de dois anos.
O Dual é o resultado de uma parceria entre o Colégio Humboldt, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria da República Federativa da Alemanha (DIHK) e do Consulado Geral da República Federal da Alemanha.
No Brasil, o método é uma iniciativa do colégio alemão Humboldt. Mais de 1700 alunos já se formaram em cursos técnicos do programa desde sua fundação, em 1982. “O principal objetivo é qualificar os estudantes para o mercado de trabalho nacional e internacional”, explica Letícia Souza, do Humboldt Formação Profissional Dual. “Para as empresas que os recebem, existe a oportunidade de desenvolver e lapidar futuros talentos, formando futuros gestores”. As empresas ficam responsáveis em arcar pelo valor da formação do estudante, que é dividido entre a bolsa oferecida e o pagamento integral das mensalidades.
Os estudantes do sistema Dual têm 15 semanas de aulas teóricas no ano, divididas em blocos de cinco semanas, sendo que, entre eles, há um período de prática nas empresas parceiras. Ao final do curso, o aluno obtém o diploma reconhecido pelo Brasil e Alemanha. O processo seletivo é realizado em duas fases, uma na escola e outra na empresa, e pode ser composto por provas e entrevistas.
Dos alunos que se formam no programa, 75% são absorvidos imediatamente pelo mercado de trabalho e cerca de 60% são contratados pelas empresas nas quais fizeram a formação prática. Existe, ainda, a possibilidade de continuar os estudos em outros países. “Por conta da alta qualidade do ensino e seus diferenciais, é cada vez maior a quantidade de estudantes e companhias interessados nesse tipo de ensino profissionalizante”, comenta Letícia.
Carina Cipriano, de 18 anos, concluiu o ensino médio em 2015 e, em fevereiro do ano seguinte, ingressou no Dual. Ela cursa técnico em Logística e divide seu tempo entre a escola e o estágio na empresa alemã ZEISS. “Já passei pelos departamentos Financeiro, de Logística e atualmente estou desenvolvendo um projeto na área de Recursos Humanos. Esse estágio no formato de Job Rotation é incrível e nos ajuda a compreender como funciona o universo corporativo, como um todo, e quais são as nossas aptidões e qualidades”, explica Carina.
A outra grande vantagem da formação, na opinião da estudante, é a possibilidade de conhecer o mercado de trabalho antes da escolha do curso superior. “Tenho colegas que tiveram a sorte de sair do colégio já com o curso superior escolhido. Eu não quis arriscar e optei pelo Dual justamente para me conhecer e conhecer o universo profissional”.
Para Debora Torres, gerente de Recursos Humanos da ZEISS, trabalhar com os alunos do programa é uma forma de desenvolver talentos de acordo com a cultura da empresa. Além disso, eles trabalham por projetos que os incentiva a sair da rotina e focar suas atividades no resultado final. “A qualificação que os alunos atingem em dois anos é, muitas vezes, inédita em universidades que duram quatro anos. No que diz respeito ao mercado de trabalho, esses estudantes não trazem considerações prévias, ou seja, manias de outras empresas, como outros estagiários. Também trazem um conteúdo teórico muito rico para aplicar e contribuem para propagar os valores da companhia”.
Ao longo dessa semana (30 de janeiro a 3 de fevereiro), acontecerão as provas finais da Formação Profissional Dual. Os trinta alunos da 34° turma serão avaliados, cada curso com sua prova específica, para adquirir o diploma do programa.
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