Curso técnico no modelo alemão começa em SP


Tiveram início as aulas no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). A aula inaugural contou com um evento na fábrica para lançar o novo curso do qual participaram executivos da Volkswagen do Brasil, entre os quais o vice-presidente de Recursos Humanos, Holger Rust; o vice-presidente de Compras, Josef Baumann; o diretor de Recursos Humanos, Nilton Junior; e outras autoridades como o vice-presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Thomas Timm; o diretor técnico do SENAI São Paulo, Ricardo Terra; o Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler.


Para igualar o ensino na fábrica Anchieta ao mesmo nível da qualificação oferecida na Alemanha, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI iniciou um programa piloto que acrescenta o terceiro ano de ensino para 20 alunos. Nesse terceiro ano, inédito, haverá novas aulas práticas ministradas em um novo Laboratório exclusivo de Mecatrônica. Os alunos também terão oportunidade de aplicar seus novos conhecimentos nos processos produtivos de suas respectivas empresas sob orientação de tutores.


Um dos diferenciais do curso é o diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha, para os alunos que tiverem desempenho exigido pelo País europeu e forem certificados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK). Além do diploma alemão, o aluno recebe do SENAI, ao concluir o terceiro ano de ensino, a certificação de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura.


“É um projeto inédito e extremamente inovador. Mesmo diante do atual cenário econômico desafiador, continuamos investindo em nossos jovens e olhando para futuro”, afirmou Rust.


Parcerias com Governo da Alemanha e com fornecedores


Para implantar esse modelo alemão de formação profissional em Mecatrônica, a empresa estabeleceu várias parcerias. Uma delas foi com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ – Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung). A Volkswagen do Brasil também estabeleceu parcerias com seis de suas empresas fornecedoras para esse projeto: Grob, ZF, Mahle, Kostal, Thyssen Campo Limpo e Thyssen Elevadores.


A primeira turma, que acaba de iniciar as aulas, é composta por 20 alunos. Entre eles estão jovens que concluíram os dois primeiros anos de ensino no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI com melhor desempenho – e que acabaram de ser contratados como empregados da montadora – e também funcionários das seis empresas fornecedoras, parceiras no projeto.


“O novo curso de Mecatrônica em padrão alemão permite formar profissionais de alta performance que poderão atuar em diversos processos de Manufatura com excelência. Todos eles estarão qualificados para contribuir ainda mais com a inovação, alta tecnologia e qualidade dos nossos produtos e, consequentemente, com a satisfação dos nossos clientes. Além disso, essa parceria com fornecedores também permite ampliar a oportunidade de ensino para jovens de diversas comunidades”, completou o vice-presidente de RH da Volkswagen do Brasil.


Nova formação em Mecatrônica no padrão alemão


Para oferecer a nova formação de Mecatrônico com o mesmo nível de qualificação da Alemanha, iniciou-se um programa piloto, acrescentando o terceiro ano de ensino, este com 20 vagas. Entre os alunos estão os que concluíram com melhor desempenho os dois primeiros anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI e também funcionários das seis empresas fornecedoras que são parceiras no projeto.


Ao concluir este terceiro ano, o aluno receberá do SENAI o certificado de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura. O aluno também será submetido a testes teóricos e práticos exigidos pela Alemanha – as provas serão aplicadas por um Comitê Técnico coordenado pela AHK São Paulo – para receber o diploma de Mecatrônico (Mechatroniker – Automatisierungstechnik), reconhecido pelo Governo da Alemanha.


No terceiro ano, que é 80% prático e 20% teórico, os alunos recebem conteúdo adicional que equipara o ensino ao padrão de qualificação dos cursos de Mecatrônica oferecidos na Alemanha. A grade curricular terá novas aulas práticas ministradas no SENAI em laboratório desenvolvido especificamente para o terceiro ano. O aluno também atuará diretamente nos processos produtivos de sua respectiva empresa, com apoio de tutores, uma vez que ele já estará contratado como empregado da Volkswagen do Brasil ou da empresa parceira.


O novo Laboratório de Mecatrônica, montado exclusivamente para o terceiro ano do curso, conta com simuladores de postos de trabalho com equipamentos idênticos aos utilizados pela Alemanha para formação em Mecatrônica, entre os quais painéis eletroeletrônicos para automação de dispositivos mecânicos. O terceiro ano do curso também inclui novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica. Os alunos ainda desenvolverão projetos aplicativos conciliando dispositivos mecânicos, eletroeletrônicos e pneumáticos. Também haverá desenvolvimento de sistemas de rede integrados, alinhado às mais novas tecnologias em instalações automobilísticas.


“O Laboratório de Mecatrônica, construído exclusivamente para as aulas práticas do novo curso de Mecatrônica no padrão alemão, e as atividades de Mecatrônica executadas diretamente no processo produtivo da empresa colocam os estudantes em contato direto com a realidade do trabalho. Dessa forma, os jovens estarão totalmente preparados para atuar com excelência junto às mais avançadas tecnologias disponíveis na produção automobilística”, afirma o diretor do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, Marco Artur Constantino.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil