Definidas as personalidades Brasil-Alemanha 2010

Duas autoridades de destaque no cenário político de seus países e envolvidas com as questões do relacionamento bilateral receberão o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha neste ano. O brasileiro Miguel Jorge, Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Dr. Bernd Pfaffenbach, Secretário de Estado do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, foram os escolhidos para a homenagem de 2010. A cerimônia de premiação acontecerá na cidade alemã de Munique, na noite do dia 30 de maio, no Kaisersaal (Salão Imperial), do Palácio Alte Residenz.


Para a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a indicação das autoridades dos dois países reflete o bom momento pelo qual passa a parceria entre as duas nações. Contribuem para isso as obras de infraestrutura que integram o Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC), assim como os projetos de organização e infraestrutura para viabilizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O conjunto das iniciativas envolvidas nesse contexto abre grandes oportunidades de negócios para os quais os alemães têm experiência e know-how.


“O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é a mais alta homenagem concedida a representantes dos dois países, que se dedicaram ao fortalecimento das relações bilaterais, nos âmbitos empresarial, econômico, social ou cultural“, afirma o Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Weber Porto. “A Câmara Brasil-Alemanha sente-se muito orgulhosa de poder entregar o Prêmio de 2010 a duas figuras que têm se envolvido de forma tão intensa no aprimoramento dessas relações. Ambos enriquecem a galeria de Personalidades Brasil-Alemanha, da qual já fazem parte 30 nomes“, diz Porto.


Homenageados


Do lado brasileiro, Miguel Jorge, Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, desenvolveu uma extensa carreira no meio jornalístico que o levou a ocupar o cargo de Diretor de Redação do jornal O Estado de S. Paulo (1977 – 87). Sua ligação com a comunidade alemã teve início em 1987, quando assumiu a direção da área de comunicação social da Autolatina Brasil, empresa resultante da fusão da Ford e da Volkswagen. Após esse período, passou a exercer o papel de Vice-Presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Volkswagen, cargo que lhe permitiu intensificar o conhecimento e o relacionamento com o mundo empresarial germânico.


Na função de Ministro, Miguel Jorge teve, junto com o seu Ministério, participação decisiva nos Encontro Econômicos de 2007 (Blumenau) e 2009 (Vitória), envolvendo-se diretamente nas discussões, com o objetivo de estreitar e melhorar o relacionamento de negócios entre os dois países.


O Secretário de Estado do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, Dr. Bernd Pfaffenbach, é o homenageado alemão de 2010. O Ministro iniciou sua carreira em 1974 no Ministério da Economia da Alemanha. A posição levou-o a ocupar diferentes cargos em áreas sempre relacionadas à política econômica do país. Desempenhou funções de prestígio na Casa Civil da Presidência da República Federal da Alemanha e na Chancelaria Federal.


Entre os anos de 2004 e 2009, foi representante pessoal da Chanceler da Alemanha na Cúpula Mundial de Economia – G-8. Suas qualificações levaram-no a assumir, em 2006, a Presidência da Comissão Mista Brasil-Alemanha (pelo lado político alemão), destacando-se sempre pelo empenho em mediar interesses e atender às reivindicações apresentadas pelas duas partes.


Histórico


Instituído em 1995, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha, contando também com o apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie und Handelskammertag).


Destinado a ser entregue, anualmente, a duas personalidades, uma de cada país, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha tem o objetivo de homenagear e atestar o reconhecimento público às contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países.


A cerimônia anual de entrega da premiação é realizada rotativamente, uma vez em cada país. Ela abre solenemente os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que este ano está em sua 28ª edição (37ª edição da Comissão Mista Brasil-Alemanha).

Câmara Brasil-Alemanha
Câmara Brasil-Alemanha