Delegação brasileira visita Didacta em Hannover

didactaA partir de hoje (19), uma delegação brasileira do setor de Educação e Formação Profissional passará por várias cidades na Alemanha para realizar visitas técnicas em renomadas empresas e instituições alemãs envolvidas na Formação Dual. A programação proposta pela Câmara Brasil-Alemanha, que vai até o dia 24 de fevereiro, terminará com a visita na maior feira mundial de educação profissional Didacta.

A viagem começará no Sul do país com a visita técnica na Duale Hochschule Baden-Württemberg e na Robert Bosch GmbH, em Stuttgart. Em seguida a delegação viajará para Karlsruhe para conhecer o Instituto de Tecnologia Karlsruhe KIT e a Fábrica de Aprendizagem 4.0. O último compromisso no Sul será a empresa Festo AG & Co. KG, em Ostfildern.

Depois a delegação viajará para o Norte. Em Wolfsburg eles visitarão a Volkswagen AG, antes de chegar no destino final da viagem: Hannover. Nesta ocasião, acontecerá o momento mais esperado da viagem: a visita guiada na Didacta.

Um dos focos da delegação é a apresentação dos diversos cursos no sistema Dual, oferecidos em um formato de aprendizado que une a teoria à prática, técnica muito utilizada pelas instituições e empresas alemãs que seguem esse modelo de formação.

Entre os participantes estão profissionais do SENAI, da Bosch Rexroth Ltda., da Fatec Sebrae – Centro Paula Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Centro Universitário ENIAC e da Fundação Dom Cabral. Os integrantes da delegação têm um grande interesse em conhecer a metodologia da Formação Dual alemã para implementá-la futuramente na própria Formação Profissional em cooperação com empresas brasileiras. Durante as visitas técnicas haverá a oportunidade de trocar informações e experiências com profissionais experientes nesse ramo de Educação.

“A Alemanha é uma referência na Formação Profissional Dual e o programa de visitas proporcionará aos participantes um panorama da 4ª Revolução Industrial conciliada à educação técnica”, afirma Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha.

O objetivo da viagem é proporcionar a troca de informações quanto ao desenvolvimento educacional nas empresas alemãs, apresentar instituições de ensino técnicas, faculdades e projetos colaborativos de aprendizado da Indústria 4.0 além de identificar as tendências da digitalização na formação profissional.

Foto: Deutsche Messe