A delegação brasileira de aeronáutica, realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em parceria com o Programa de Desenvolvimento de Mercado para PMEs – do Ministério Federal de Economia e Energia alemão (BMWi) – teve êxito em sua missão empresarial.
A viagem à Alemanha teve como objetivo fortalecer o comércio bilateral entre a Alemanha e o Brasil, bem como expandir as perspectivas comerciais das empresas brasileiras, procurando colocá-las em contato com possíveis parceiros no mercado alemão, e por conseguinte, no mercado europeu.
Dentre as atividades realizadas, destacam-se as visitas técnicas feitas à empresas e à feira ILA Berlin 2018. No que se refere às visitas, podemos destacar o Centro ZAL, destinado a pesquisas aplicadas à indústria aeroespacial, a LAP Laser, criadora de sistemas de projeção de laser para diversos setores, a MTU Maintenance, principal empresa alemã prestadora de serviços de reparo e overhaul de motores e aeronaves tanto comerciais quanto militares e a Lufthansa Technik AG.
As visitas técnicas foram intercaladas com visitas à feira ILA Berlin 2018, onde inovações aeroespaciais nas categorias de aviação, aeroespacial, defesa e segurança, assim como fornecedores e recursos especiais foram apresentadas.
A missão atendeu as expectativas dos que compuseram a delegação. “A programação foi muito bem preparada, timing perfeito e ótimas companhias”, comenta Alberto Alves Marques Filho, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade de São José dos Campos, um dos membros da delegação.
Espera-se que após a viagem os membros consigam dar prosseguimento às negociações iniciadas na Alemanha e suas propostas comerciais. Os primeiros passos já foram dados e a expectativa é a de um aumento no fluxo de comunicação entre as empresas brasileiras e alemãs.
Foto: Divulgação AHK-SP